Corinthians x Fortaleza: sonho do Leão na Sula acabou em quatro minutos
Derrota por 3 a 0 na Neo Química Arena decretou a eliminação do Leão na Sul-Americana, que também perdeu na ida, por 2 a 0, no CastelãoEm atuação ruim e de pouca inspiração ofensiva, o Fortaleza foi dominado pelo Corinthians na Neo Química Arena nesta terça-feira, 24, perdeu por 3 a 0 – 5 a 0 no agregado – e deu adeus à Copa Sul-Americana. Atual vice-campeão do torneio, o Leão do Pici não mostrou resistência diante do Timão e deixou o certame nas quartas de final.
- Fora da Sul-Americana, o Fortaleza agora concentra foco total na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, onde ocupa a terceira posição e briga pelo título. O time cearense volta a campo no próximo domingo, 29, para encarar o Cuiabá, na Arena Castelão.
Corinthians x Fortaleza na Sul-Americana: o duelo de pranchetas entre Ramón Díaz e Vojvoda
- O que havia dado certo no jogo de ida para o Corinthians foi repetido por Ramón Díaz na Neo Química Arena. O treinador do Timão, embora tenha trocado algumas peças – como a saída de Charles e Ryan para entrada de Carrillo e José Martínez –, manteve a estrutura no 4-4-2, com um losango no meio-campo e Romero e Yuri Alberto avançados no ataque.
- Vojvoda, por sua vez, mudou. Assim como na vitória contra o Bahia, o argentino do Leão foi a campo com quatro homens no meio-campo, mas sem Rossetto, que havia sido destaque diante do Esquadrão – Pochettino ganhou a vaga. Também no 4-4-2, o comandante tornou o setor central mais combativo e não perdeu a zona para o Timão, como havia acontecido no Castelão.
- Apesar de ter resolvido um dos “problemas” do primeiro encontro com o Corinthians, outro voltou a ficar evidenciado: a falta de repertório ofensivo. Com a obrigação de vencer por pelo menos dois gols de diferença, o Tricolor em nada assustou a defesa dos donos da casa. O quarteto Pochettino, Martínez, Marinho e Kayzer, que deveriam ser protagonistas no último terço, ficaram apagados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
+ Torcedor do Corinthians invade área visitante e entra em conflito com torcedores do Fortaleza
Corinthians x Fortaleza na Sul-Americana: pressão da Fiel, susto de Cardona e Timão confortável
- Se no Castelão a festa da torcida do Fortaleza com mosaico foi emblemática, na Neo Química Arena a Fiel também não deixou a desejar. Sem parar de cantar, a torcida do Alvinegro criou uma atmosfera digna de decisão e transformou Itaquera em um caldeirão. Um ambiente hostil e “louco”.
- Em meio a pressão vinda da arquibancada, Cardona quase complicou a vida do Fortaleza logo cedo. Na intermediária, o zagueiro se atrapalhou e foi desarmado por Romero. A bola sobrou para Coronado, livre de qualquer marcação. João Ricardo, entretanto, salvou o Leão do Pici.
- Com a vantagem de dois gols no placar agregado, o Corinthians ficou confortável no primeiro tempo. A postura do Fortaleza, sem nenhum ímpeto ofensivo, tornou o cenário ainda mais tranquilo para os paulistas. O Timão controlou os 45 minutos iniciais e foi para o vestiário sem ser vazado.
Corinthians x Fortaleza na Sul-Americana: os quatro minutos do fim tricolor
- Vojvoda, naturalmente insatisfeito pelo desempenho ofensivo do time, retornou para o segundo tempo com três mudanças: Calebe, Breno Lopes e Rossetto nos lugares de Pochettino, Martínez e Pedro Augusto, respectivamente. A ideia era clara. Melhor o setor criativo e ter mais alternativas no ataque.
- O roteiro do jogo poderia ter seguido um caminho totalmente diferente, não fosse pelo inacreditável gol perdido por Renato Kayzer, no primeiro minuto da etapa final. O centroavante, na pequena área, sem marcação e com o gol aberto, chutou por cima. É o tipo de lance que não pode ser desperdiçado.
- Se o Fortaleza não aproveitou a oportunidade que teve, o Corinthians, sim. No intervalo de quatro minutos, o Timão aniquilou qualquer esperança do clube cearense. Aos 9, Romero entortou Felipe Jonatan na grande área e abriu o placar. Aos 13, foi a vez de Coronado, que também marcou na ida, fazer o segundo. O ultimato veio aos 36, com Pedro Henrique, que marcou o terceiro após assistência de Memphis Depay.
Corinthians x Fortaleza na Sul-Americana: Timão se vinga e Leão tem sonho adiado outra vez
- Em 2023, quem sorriu foram os torcedores do Fortaleza, que viram o time superar o mesmo Corinthians no Castelão e avançar à final da Sul-Americana. Um ano depois, o Timão se vinga e devolve o gosto amargo da eliminação aos tricolores. Vitória merecida. Em ambos os jogos, o clube paulista foi amplamente melhor.
- Com a vitória por 3 a 0, o Alvinegro manteve o tabu histórico de nunca ter perdido para o Fortaleza atuando como mandante. O duelo desta terça-feira, 24, marcou o 18º encontro das duas equipes na capital paulista. Foram 12 vitórias do Timão e seis empates.
- Para o Fortaleza, o sonho de conquistar a taça da Copa Sul-Americana foi adiado outra vez. Atual vice-campeão do torneio continental, o Leão não conseguiu repetir o feito da última temporada e se despede da competição nas quartas de final. Resta o Brasileirão, onde briga pelo título.