Acertado com o Fortaleza, Pol Fernández tem saída do Boca Juniors confirmada por Riquelme

O meia assinará por três anos com o Fortaleza. Anteriormente, o mandatário xeneize havia desmentido a saída do atleta

Após negar a saída de Pol Fernández em entrevistas anteriores e dizer que não tinha conhecimento das negociações, o presidente e ex-jogador do Boca Juniors-ARG, Juan Román Riquelme, optou por abrir o jogo e confirmar que o atleta – que tem pré-contrato estabelecido com o Fortaleza para 2025, conforme apurou o O POVO – não seguirá no clube. A fala aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 13, no programa "El Louco e El Cuerdo", do canal argentino Azz, no YouTube.

"Nós o trouxemos duas vezes, assinamos um contrato de três anos e meio e assim vamos respeitá-lo. Desejamos tudo de bom para ele. Estou feliz porque as coisas estão se esclarecendo sozinhas. Ele conversou com o Conselho [...] e anunciou que não continuará em janeiro. Nós sempre desejaremos o bem dele", contou o mandatário xeneize.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O meia argentino já havia confirmado sua saída do clube portenho ao final da temporada por meio de uma nota em suas redes sociais. O vínculo com o Boca Juniors se encerra justamente no término do ano, o que possibilitou o movimento de mercado do Tricolor do Pici.

No escrito, o camisa 8 dos Xeneizes esclareceu toda o trâmite, após as notícias de sua vinda ao futebol brasileiro repercutirem de forma negativa na Argentina, especialmente entre torcedores e jornalistas. "Declaro que em maio informei a diretoria de futebol que havia decidido não renovar meu contrato, mesmo com os valores oferecidos pelo clube, ratificando meu compromisso até o final da temporada".

Tratativas com o Fortaleza

As negociações com o Fortaleza estavam em curso desde agosto, conforme adiantado pelo Esportes O POVO. O meio-campista, inclusive, chegou a ser alvo do São Paulo, mas foi o Leão do Pici quem conseguiu acertar com o atleta. Conforme o jornalista argentino César Luis Merlo apontou, Pol Fernández chegará a equipe leonina no dia 1° de janeiro, como agente livre.

O Fortaleza será o segundo clube estrangeiro da carreira do meio-campista de 32 anos. Em 2019 e 2021, atuou pelo Cruz Azul, do México. Revelado pelo Boca Juniors,tem passagens ainda pelo Rosario Central, Atlético Rafaela, Godoy Cruz e Racing, da Argentina.

No início de 2024, Pol Fernández chegou a ser oferecido ao Fortaleza por um intermediário brasileiro, mas sem avanço nas conversas. À época, a diretoria tricolor entendia que o camisa 8 era tratado pelo Boca Juniors como inegociável — o que se comprovou, já que os argentinos não aceitam vendê-lo.

O nome permaneceu no radar do departamento de futebol. Na atual temporada, o meio-campista entrou em campo 32 vezes — inclusive nos dois jogos contra o Tricolor, pela Copa Sul-Americana — e deu uma assistência para gol.

Fortaleza já monta plantel para 2025

O argentino é a primeira contratação visando o ano de 2025. Em entrevista exclusiva ao Esportes O POVO, o executivo de futebol do Fortaleza, Bruno Costa, revelou que o Leão monitora e conversa com nomes para a próxima temporada.

No período recente para contratações, que se encerrou na última segunda-feira, 2, o Tricolor se reforçou com o goleiro Magrão e o lateral-direito Mancuso. Mas algumas tentativas que não se concretizaram já deixam possibilidades abertas para o ano que vem. As tratativas são conduzidas pelo CEO Marcelo Paz, pelo presidente Alex Santiago e pelo próprio Bruno Costa.

"A janela de 2025 de contratação já começou há muito tempo. A montagem de elenco de 2025 já vem sendo feita há bastante tempo, começou nas outras janelas, com as contratações de contratos mais longos, com as renovações que estão sendo feitas e com atletas que já estão sendo monitorados e já estamos conversando visando 2025. É um processo contínuo", explicou Bruno Costa.

"Têm vários jogadores que o Fortaleza monitora. Todo clube inteligente, com planejamento, trabalha com jogadores... Você tem uma lista: jogador terminando contrato no final do ano, jogador com contrato terminando em um ano, jogador terminando contrato em um ano e meio. Jogador terminando no final de 2025, quando chegar em dezembro, você já tem condição de chegar para esse jogador, o custo desse atleta baixa...", ponderou o executivo de futebol, sem citar nomes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar