Perto de retorno, Calebe soma 55 jogos como desfalque desde chegada ao Fortaleza
O levantamento considera apenas os jogos em que o meia foi desfalque por lesões, transição física e fortalecimento muscularO Fortaleza deve contar, em breve, com o aguardado retorno de seu camisa 10. O meia Calebe, que passava por um processo de fortalecimento muscular visando prevenir novas lesões, vive a expectativa de retornar aos gramados na quarta-feira, 11, após a Data Fifa, diante do Internacional. Contra o Botafogo, o meio-campista completou 55 jogos como desfalque do Leão do Pici desde que chegou ao clube, no início de 2023.
Referência técnica na criação de jogadas da equipe quando disponível, Calebe não entra em campo desde o dia 23 de Junho, quando saiu do banco na segunda etapa do jogo contra o Atlético-MG, na Arena MRV, e acabou tendo que ser substituído após 10 minutos por voltar a sentir dores – assim como aconteceu nas finais do cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Após isso, o clube entendeu que deveria iniciar o processo de fortalecimento muscular, sem pular etapas. Antes, o atleta estava machucado desde a primeira final do Estadual, no fim de março, quando sofreu um edema muscular na coxa esquerda. Ele já havia voltado a entrar em campo antes de enfrentar o Galo no Brasileirão, mas por apenas 17 minutos, contra o Grêmio.
Os dados foram retirados dos registros de jogos e minutagem do site Flashscore
Assim, são mais de dois meses sem defender as cores do escrete vermelho-azul-e-branco em jogos oficiais. Durante o período de recuperação da última lesão, o jogador havia, inclusive, buscado a ajuda de um profissional especializado em prevenção de lesões no futebol, que atuou em conjunto com os departamentos de fisiologia, nutrição e fisioterapia do clube do Pici no processo de recuperação do meia.
Com oito gols e nove assistências em 67 jogos com a camisa tricolor, Calebe apresentou, desde sua chegada, grandes desempenhos, sendo decisivo em momentos importantes para o Fortaleza. Na reta final de 2023, à exemplo, o meia foi decisivo na recuperação do Fortaleza na reta final e crucial para – com dois gols e quatro assistências –para a classificação da equipe para a Sul-Americana deste ano.
Contudo, o camisa 10 vem sendo atrapalhado pela dura sequência de lesões e, pelo Leão do Pici, completou 90 minutos em apenas duas oportunidades desde que chegou. Antes de chegar à capital ceanrense, o jogador também não tinha jogos de 90 minutos registrados, mas por conta da dura concorrência que enfrentava no Atlético-MG.
Histórico lesões no Fortaleza
Em 2023, o atleta sofreu duas lesões que lhe tiraram de jogos importantes, em especial da grande final da Copa Sul-Americana, quando o Fortaleza foi derrotado nos pênaltis pela LDU e ficou com o vice-campeonato.
Já em 2024, o ofensivo participou de apenas doze jogos disputados pelo Leão, sendo desfalque em todos os jogos da Copa Sul-Americana e no jogo de volta da final do Cearense, na qual foi decisivo na temporada anterior marcando o gol que deu o pentacampeonato ao Fortaleza.
Retomando à temporada anterior, ante o Libertad, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, Calebe foi substituído por ter sofrido um trauma no joelho. Após exames médicos, foi constatado um estiramento ligamentar no joelho direito com previsão de tratamento entre três e quatro semanas.
A lesão resultou em um intervalo de oito jogos sem ser relacionado. Contudo, vale lembrar que o meia não figurava no departamento médico nos últimos dois jogos do recorte, mas aprimorava a parte física para retornar, assim como fez nos jogos mais recentes do Tricolor.
Nas cinco partidas após a lesão, ainda sem estar 100%, não fez nenhuma partida com mais de 25 minutos, passando apenas 3 minutos contra o América-MG e sem entrar ante o Corinthians no jogo pelo torneio continental.
Na grande final contra a LDU, na sequência, figurou na lista do departamento médico tricolor em transição após um edema na parte posterior da coxa esquerda. Após o confronto decisivo, ainda foi desfalque nos dois jogos seguintes pelo mesmo motivo.
O Leão do Pici foi derrotado nos três jogos em que ele esteve ausente. Quando retornou, Calebe foi um dos responsáveis pela reação final do Fortaleza na Série A, sendo peça importante para o time alcançar a classificação para a Sul-Americana. Nos jogos finais, foram dois gols e quatro assistências assinaladas.