Como Pedro Augusto usou consultoria tática pessoal para evoluir no Fortaleza

Camisa 28 do Leão do Pici conta com consultoria que auxilia jogadores como Bruno Guimarães, Yan Couto e Raphinha, da seleção brasileira

Um dos destaques do Fortaleza em 2024 e homem de confiança de Vojvoda, o volante Pedro Augusto conta com um reforço extracampo para ter um melhor desempenho dentro das quatro linhas: uma consultoria tática individual. O resultado aparece com o destaque do camisa 28 em estatísticas como "ladrão" de bola dos rivais.

Na atual edição do Brasileirão, em que o Leão é líder, o meio-campista tem média de 2,4 desarmes por jogo, acertou 80% dos passes, ganhou 63% dos duelos de disputa de lance e recuperou a bola 2,7 vezes por partida, em média, de acordo com o SofaScore.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cliente da Performa Sports desde 2021 — que atende jogadores como Bruno Guimarães, Yan Couto e Raphinha, da seleção brasileira —, o jogador do Tricolor recebe, antes de todas as partidas, materiais que abordam o modelo de jogo dos adversários e tem chamadas de vídeo semanais com a análise das atuações, em que são discutidos pontos positivos e negativos.

Em contato exclusivo com o Esportes O POVO, Vicente Caldas, CEO da consultoria, detalhou como é feito o trabalho com Pedro Augusto e deixou claro que as análises individuais são feitas para potencializar o futebol do atleta dentro do estilo de jogo adotado pelo treinador.

"Para nós, o modelo de jogo do treinador é rei. Nunca vamos interferir nisso. O treinador faz aquilo que achar melhor para o time e a gente auxilia o atleta a desempenhar dentro daquilo que o treinador pediu", ponderou.

"O trabalho é jogo a jogo. Antes das partidas, enviamos um material em PDF com a forma que a equipe adversária joga e, principalmente, os enfrentamentos setoriais. Exemplo: quem são os atletas que jogam ali no setor do Pedro? Como eles jogam? Quais as qualidades e vulnerabilidades? Quais são as dinâmicas setoriais?", explicou Vicente. 

Evolução de Pedro Augusto

Acompanhando o volante desde 2021, quando ele ainda atuava no Tondela, de Portugal, o profissional aponta a principal evolução do camisa 28 desde que chegou ao Fortaleza.

"Pedro é muito dotado de capacidade técnica, é ambidestro, tem o controle muito bom das ações. Acredito que a maior evolução dele é a parte 'sem bola', principalmente a preparação e a abordagem para entrar em um duelo. A gente conseguiu trabalhar e ele evoluiu", destacou.

"Também evoluiu na proteção do corredor central. Em Portugal, o jogo é mais tático, mais pensado. Aqui no Brasil, é mais espaçado, então o Pedro teve um pouco da dificuldade de entender o melhor posicionamento. Conseguimos trabalhar muito bem essa proteção com ele", afirmou Vicente.

O começo no Leão, aliás, teve percalços. O jogador sofreu com críticas da torcida pelo pênalti perdido na decisão da Copa Sul-Americana do ano passado, diante da LDU-EQU, mas seguiu com a confiança do comandante argentino e não perdeu espaço no elenco para a atual temporada. O volante foi destaque, por exemplo, no empate com o Rosario Central-ARG, em pleno Gigante de Arroyito, pelas oitavas do torneio continental.

Variação tática

Em um estilo de jogo versátil e intenso como é o do Fortaleza, os jogadores têm que se encaixar e cumprir o que é pedido por Vojvoda. Com Pedro, não é diferente. Na vitória contra o Boca Juniors, pela Copa Sul-Americana, o volante foi escalado como zagueiro central, em um sistema com três defensores, e sua atuação rendeu elogios da torcida na época.

"A gente busca auxiliar o atleta a se adaptar de acordo com o contexto de jogo que ele está estabelecido. Quando ele apresenta para a gente que vai jogar de zagueiro, então a gente procura orientar coisas que fazem sentido para esse contexto. Isso se adequa a quando ele fala que vai jogar de primeiro ou segundo volante ou até a terceiro homem do tripé de meio-campo", finalizou o analista da Performa Sports.

Pedro Augusto soma 37 jogos disputados pelo Fortaleza na atual temporada, com uma assistência para gol. O volante tem contrato até o final da temporada, e o clube já sinalizou que pretende renovar para mantê-lo por mais tempo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar