Como chega o Botafogo para o duelo pela liderança da Série A contra o Fortaleza

Líder, o Laion viaja ao Rio de Janeiro para encarar o vice-líder no sábado. Partida será às 21 horas, no estádio Nilton Santos

O topo da tabela do Campeonato Brasileiro Série A terá um duelo duro, no sábado, 31: Fortaleza, atual líder do certame nacional, e Botafogo, segundo colocado, medirão forças no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 21 horas, para definir quem ficará na liderança ao final da 25ª rodada.

O Glorioso terá mais do que o fator casa ao seu favor no embate. A grama sintética tem sido um forte aliado para a equipe carioca desde 2023, quando o gramado foi trocado. Na Série A deste ano, o time venceu 72% das 11 partidas que disputou como mandante — empatou uma e perdeu somente duas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para além disso, o time comandado por Artur Jorge tem vivido uma excelente fase na temporada: está na briga pelo título da Série A e segue vivo na Copa Libertadores, após eliminar o Palmeiras.

Para Pedro Medeiros, do portal Fogo na Rede, o bom momento passa muito pelas mãos do treinador português, que assumiu o clube em abril deste ano.

“Ele trouxe de volta o sentimento que havia com lá atrás, com o técnico Luís Castro, que era o sentimento de família. É um ponto fortíssimo do Artur Jorge. Ele conseguiu unir o elenco e os jogadores correm por ele, porque acreditam nele”, explicou Pedro.

Para o confronto contra o Tricolor do Pici, Pedro Medeiros opina que o meio-campo e o espírito de não desistir da equipe podem ser um trunfo.

“Apesar dos times do Artur Jorge terem essa caraterísticas de atacar bastante, o meio-campo é o verdadeiro coração da equipe. O time do Botafogo marca demais, jogando obrigatoriamente com dois volantes – Marlon Freitas e Gregore – que dão o combate e o prosseguimento para o time atacar (...) O principal ponto forte do Artur Jorge, no Botafogo, é esse meio campo estruturado”, comenta o jornalista.

Mas, como todo time, o Alvinegro carioca também apresenta falhas. Para a colunista do O POVO Iara Costa, a principal “pedra no sapato” do elenco do Glorioso tem sido o sistema defensivo, que vem falhando significativamente.

“O Botafogo montou um time fortíssimo no meio de campo e também no ataque, eles são a razão do sucesso das ideias do técnico Artur Jorge, mas a equipe ainda não encontrou o seu melhor defensivamente. O treinador português varia os jogadores, tendo como homem forte o zagueiro Bastos, mas ainda não tem definido (o restante da defesa), por falhas dos demais defensores, que fazem companhia ao camisa 15. Essa tem sido a principal pedra no sapato da equipe carioca”, analisou a jornalista.

Questionado se ainda existe resquício da pressão pela perda do título da Série A de 2023, Pedro afirma que o sentimento já ficou para trás por parte da torcida e dos jogadores do atual elenco, praticamente reformulado para a temporada 2024.

“A torcida e jogadores não pensam mais em 2023. Tinha essa pressão no começo do ano, é verdade, mas ela foi embora já na vitória do time contra o Bragantino ainda na Pré-Libertadores”, pontua Pedro.

“O botafoguense sabe que o time está conseguindo performar bem. O torcedor do Botafogo consegue se ver em campo, na entrega dos jogadores, e ele (torcedor) sabe que os jogadores não vão entregar nada de graça”, finalizou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar