Professor da UFMG analisa favoritismo do Fortaleza por título brasileiro: "Depende só de si"
Em contato com o Esportes O POVO, Gilcione Nonato destacou a força do Leão como mandante e disse que, apesar da imprevisibilidade, o Tricolor é "o único time da competição que depende só de si"A campanha histórica do Fortaleza na Série A, onde é líder isolado e com dez jogos de invencibilidade, colocou o time como favorito a conquistar a taça nacional nas projeções estatísticas.
Em contato com o Esportes O POVO, o professor Gilcione Nonato, que faz parte do Departamento de Matemática da UFMG, analisou e explicou os aspectos que fazem o Leão figurar como principal candidato ao título brasileiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Ao final da rodada 24 do Brasileirão, a chance de o Fortaleza ser o campeão é da ordem 52%, o que equivale praticamente ao lançamento de cara ou coroa. Então nós temos nesse momento uma certa imprevisibilidade se ele vai ou não ser o campeão. Mas ele tem mais chances de ser campeão que todos os outros somados. É uma probabilidade muito alta no momento. Esses números refletem a atual fase do clube, que vem de nove vitórias e um empate. É o time com melhor desempenho nos últimos dez jogos”, explicou Gilcione Nonato.
Outro detalhe relevante citado por Gilcione é o desempenho do Tricolor atuando em casa. No torneio, o Leão do Pici é o melhor mandante, com 84% de aproveitamento, e o único invicto, com dez vitórias e três empates em 13 jogos. Além disso, o professor citou a boa campanha fora de casa e ressaltou que o clube cearense é “o único time da competição que depende só de si”.
“O Fortaleza é o melhor mandante do campeonato e, com certeza, se ele mantiver esse desempenho recente para os próximos jogos, será o campeão. É importante notar que o Fortaleza, no momento, também é o quinto melhor visitante. Além disso, é o único time da competição que só depende de si”, analisou Gilcione.
+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube
Na próxima rodada, o Fortaleza visita o Botafogo no Nilton Santos, em confronto direto pela liderança. Independente de outros resultados, um empate do Leão no Rio de Janeiro é o suficiente para mantê-lo no primeiro lugar – já que Flamengo e Palmeiras possuem 44 pontos e não podem ultrapassar o Tricolor.
“Evidentemente, para os demais times, como Botafogo, Palmeiras, Flamengo e outros candidatos ao título, eles precisam melhorar o seu desempenho e torcer ainda por tropeços do Fortaleza. Lembrando que o Fortaleza também tem um jogo a menos que os demais adversários. Isso também é muito importante no cálculo”, concluiu.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente