Fortaleza assume a liderança da Série A pela 5ª vez na "Era Vojvoda"

Independente do término da 23ª rodada, a campanha do Fortaleza na Série A já é histórica. O time atingiu os 45 pontos, se garantindo pela sétima temporada consecutiva na elite do futebol brasileiro

21:53 | Ago. 17, 2024

Por: Victor Barros
Técnico Vojvoda no jogo Fortaleza x Sportivo Trinidense, no Castelão, pela Copa Sul-Americana 2024 (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Com a vitória diante do Red Bull Bragantino por 2 a 1, fora de casa, o Fortaleza assumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, com 45 pontos. Desde que o treinador Juan Pablo Vojvoda chegou ao clube, em 2021, o Leão alcançou esse feito em cinco oportunidades — contando já com a atual.

Logo na temporada inicial, sob o comando do técnico argentino, o time atingiu o topo da tabela na 2ª e 3ª rodada de forma provisória, e encerrou em 1º na 4ª, após empate por 0 a 0 contra o Atlético-GO. Naquele ano, a agremiação encerraria em 4º, com vaga inédita na Copa Libertadores.

No último campeonato, em 2023, o Tricolor de Aço, ao bater o Fluminense por 4 a 2, na Arena Castelão, ficou na liderança e em situação semelhante a atual. Isso porque, o concorrente pela ponta era justamente o Botafogo, time que pode tirar a vantagem cearense na classificação, em caso de vitória contra o Flamengo, neste domingo, 18.

No entanto, em caso de empate no clássico carioca, ou derrota alvinegra, nenhum outro resultado atrapalha os planos do escrete vermelho-azul-e-branco no Brasileirão.

Campanha sólida 

Independente do término da 23ª rodada, a campanha do Fortaleza na Série A já é histórica. O time atingiu os 45 pontos, se garantindo pela sétima temporada consecutiva na elite do futebol brasileiro — o recorde nordestino já pertence ao Leão.

Além do mais, o clube é o que menos sofreu derrotas no torneio, apenas três — Bahia, Cuiabá e Vasco. Possuindo, assim, 68% de aproveitamento, com 13 vitórias e seis empates.