Quarto menos vazado, Fortaleza tem solidez defensiva como trunfo em arrancada na Série A
Com 15 gols sofridos, o Tricolor do Pici só não tem melhor desempenho defensivo no Brasileirão que o Botafogo (14), Palmeiras (12) e Internacional (11)
17:54 | Jul. 16, 2024
A arrancada do Fortaleza no Brasileirão, marcada por 76% de aproveitamento nos últimos sete jogos, passa, sobretudo, pelo momento de solidez do sistema defensivo da equipe. Neste recorte, o Leão foi vazado apenas cinco vezes e em somente uma partida sofreu dois gols, exatamente na que foi derrotado, diante do Vasco.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Tricolor do Pici tem a quarta melhor defesa entre todos os times da Série A. Ao todo, os comandados de Vojvoda contabilizam 15 gols sofridos, número superior apenas ao do Botafogo (14), Palmeiras (12) e Internacional (11).
Leia mais
Vale ressaltar que um terço dos gols levados pelo Fortaleza no Campeonato Brasileiro ocorreu em um único duelo: na goleada por 5 a 0 sofrida para o Cuiabá. A dura derrota, inclusive, foi o ponto de partida para o escrete vermelho-azul-e-branco despontar na competição e colar no G6 da tabela.
+ Confira mais notícias sobre o Fortaleza Esporte Clube
O bom desempenho da defesa é um trunfo importante. Ofensivamente, o Leão tem sido eficiente, mas não costuma marcar muitos gols nas partidas, o que aumenta a necessidade de também não ser vazado. Na Série A, o Tricolor tem o 15ª melhor ataque, com 16 gols marcados – o primeiro é o Flamengo, com 28, também segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG.
Atuações de João Ricardo colaboram
O goleiro João Ricardo tem sido um dos principais pilares do sistema defensivo tricolor na campanha da equipe no Brasileirão. De acordo com o Footstats, o arqueiro é o terceiro com mais defesas da competição, com 52 intervenções, mesmo número de Fábio, do Fluminense. Além disso, é o segundo atleta com mais defesas difíceis, com 18, atrás do próprio Fábio.
Melhores defesas da Série A 2024:
- 1º - Internacional (11 gols sofridos)
- 2º - Palmeiras (12 gols sofridos)
- 3º - Botafogo (14 gols sofridos)
- 4º - Fortaleza (15 gols sofridos)
- 5º - Athletico-PR (16 gols sofridos)
- 6º - Flamengo (17 gols sofridos)
- 7º - São Paulo (18 gols sofridos)
- 7º - Cruzeiro (18 gols sofridos)
Fonte: Departamento de Futebol da UFMG