Fortaleza recebe Vitória querendo consolidar boa fase e de olho no G6 da Série A

A bola rola nesta quarta-feira, 17, às 21h30min, na Arena Castelão (CE), em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão

19:51 | Jul. 16, 2024

Por: Mateus Moura
Breno Lopes deve ser titular do Leão contra o Vitória (foto: AURÉLIO ALVES)

Vivendo o melhor momento na temporada, o Fortaleza recebe o Vitória nesta quarta-feira, 17, às 21h30min, na Arena Castelão, em duelo válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo nordestino coloca frente a frente dois contextos distintos no torneio: enquanto o Leão cearense almeja o G6 da tabela, o Leão baiano vem pressionado para se afastar da zona de rebaixamento.

Embalado pela vitória sobre o Flamengo em pleno Maracanã na última rodada – quando o time carioca era o líder do Brasileirão –, o plantel comandado por Vojvoda quer fazer valer o fator casa diante do Vitória para consolidar a boa fase. Jogando como mandante na Série A, inclusive, o escrete vermelho-azul-e-branco está invicto. São cinco vitórias e três empates em oito jogos na capital cearense.

O Vitória, por outro lado, chega para o confronto vindo de derrota no Barradão para o Botafogo. O Rubro-Negro, que é um dos piores visitantes da competição, com 24% de aproveitamento fora de casa, somou apenas seis pontos dos últimos 18 disputados. O Leão baiano é liderado pelo treinador Thiago Carpini e figura como o primeiro time fora do Z4.

Um detalhe curioso é que o Fortaleza irá reencontrar o Vitória na Série A após 21 anos. As duas equipes não realizavam este clássico regional pelo principal torneio do país desde o Brasileirão de 2003. Naquele ano, um triunfo para cada lado. Em Salvador, no primeiro turno, o Rubro-Megro venceu pelo placar de 2 a 1. Na volta, o Tricolor levou a melhor e superou o clube baiano por 1 a 0 no Estádio do Junco, em Sobral-CE.

No recorte geral de duelos na Série A, o equilíbrio prevalece. Foram dois triunfos para cada lado, além de três empates. Neste ano, os Leões se encontraram na Copa do Nordeste, em partida da fase de grupos, realizada na Arena Castelão. O Vitória levou a melhor na ocasião e derrotou o Fortaleza por 1 a 0.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

Para o confronto, Vojvoda pode contar com os retornos dos meio-campistas Martínez e Zé Welison. Os dois se recuperaram de lesão e participaram das atividades de segunda e terça-feira, as únicas do Fortaleza visando o Vitória. Pedro Rocha, em transição, e Calebe, em processo de fortalecimento muscular, devem seguir como desfalques.

Pelo lado do Vitória, Carpini terá a volta do experiente atacante Osvaldo, ex-Fortaleza. O experiente jogador de 37 anos passou pelas categorias de base do Tricolor e tem forte identificação com a torcida do Leão. No Pici, atuou profissionalmente em oito ocasiões, a última em 2021, ano em que participou da campanha histórica do time cearense no Brasileirão – a equipe terminou em quarto lugar do certame.

Além de Osvaldo, outro atacante também deve reforçar o time comandado por Carpini: Iury Castilho. O jogador teve passagem recente pelo futebol cearense, já que defendeu o Ceará na temporada de 2022. Em contraponto, o volante Caio Vinícius e o zagueiro Camutanga, entregues ao departamento médico, desfalcam a equipe baiana.

Fortaleza x Vitória

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Pacheco; Pedro Augusto, Hércules e Pochettino; Breno Lopes, Lucero e Pikachu (Marinho). Téc: Vojvoda

Vitória
4-3-3: Lucas Arcanjo; Willian Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Luan, Léo Naldi e Willian Oliveira; Matheusinho, Osvaldo (PK) e Alerrandro. Téc: Carpini

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: quarta-feira, 17 de julho
Horário: 21h30min (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein/RS (Fifa)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel/RS e Luis Carlos de Franca Costa/RN
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira/MG
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube e Facebook O POVO, Globo e Premiere