CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico de pênalti para o Flamengo diante do Fortaleza

A penalidade máxima foi marcada após a arbitragem reconhecer interferência do volante Pedro Augusto no chute do atacante flamenguista

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na manhã desta sexta-feira, 12, o áudio da cabine do VAR no momento da análise do pênalti favorável ao Flamengo na partida contra o Fortaleza, válida pela 16ª rodada da Série A do Brasileirão. A marcação gerou revolta entre os tricolores, inclusive com pronunciamento do CEO da SAF do Leão, Marcelo Paz, após a vitória no Maracanã.

No lance ocorrido aos 34 minutos do primeiro tempo, Pedro realizou uma tentativa falha de finalização e ao chutar a bola se desequilibrou. Conforme analisado pela arbitragem, o atacante flamenguista sofre interferência do volante Pedro Augusto no lance, configurando “calço imprudente”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Após cinco minutos de análise da cabine do VAR, a árbitra Edina Alves (SP) assinalou o pênalti que concedeu o empate ao time da casa.

Confira a transcrição do áudio do VAR:

“Quero ver o contato. É aqui na coxa. No momento que ele (Pedro) vai chutar, a coxa do jogador (Pedro Augusto) impede o atacante de chutar a bola. Edina, o penal está confirmado. Ele calça (o adversário) de forma imprudente”, disse Caio Max Augusto Vieira(RN), responsável pela cabine do VAR.

Conforme a regra, a ação imprudente ocorre quando o jogador “demonstra falta de atenção ou consideração, ou age sem precaução ao disputar a bola com um adversário”, resultando no tiro livre direto.

Repercussão

Após o empate, o Fortaleza reverteu o placar com gol de Lucero aos 63 minutos do segundo tempo. Mesmo com a vitória do Leão do Pici, o lance gerou polêmica. CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz classificou o pênalti como “constrangedor”.

"Grande vitória, mas vou falar sobre a arbitragem [...] Hoje nós ganhamos apesar da arbitragem, o pênalti dado para o Flamengo foi um absurdo, foi constrangedor. Por mais que o árbitro erre em campo, que é um lance rápido, o VAR tem a oportunidade de checar com várias câmeras, ângulos. Poderia ter atrapalhado todo um trabalho. A gente viaja 3 mil quilômetros para jogar contra um time super forte, estádio lotado", afirmou Paz. 

Em entrevista coletiva pós-jogo, o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, optou por não se manifestar sobre o lance. "Eu não estava tão perto do lance, mas depois analisei na televisão e deixo para vocês fazerem uma análise mais crítica, uma análise mais detalhada dessa jogada", disse o treinador. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar