Pochettino figura como líder de assistências do Campeonato Brasileiro em 2024
Garçom do Fortaleza, o argentino distribuiu quatro assistências nos últimos cinco jogos
10:08 | Jul. 12, 2024
Mantendo-se como um dos destaques do Fortaleza em 2024, o meia Tomás Pochettino alcançou mais uma assistência na noite desta quinta-feira, 11, na vitória sobre o Flamengo, no Rio de Janeiro. Com isso, o argentino assumiu a liderança no ranking de assistências do Campeonato Brasileiro ao lado de Pedro, do Rubro-Negro carioca, e Jean Lucas, do Bahia.
Vivendo fase de grande destaque, o camisa sete do escrete vermelho-azul-e-branco registrou quatro das cinco assistências nos últimos cinco jogos do Fortaleza. Na temporada, Pochettino registra seu ano com mais passes para gols desde o início da carreira profissional, superando 2023, quando já havia superado seu recorde pessoal anterior. Ao todo, são 12 assistências em 38 jogos, contribuindo ainda com três gols.
Ainda no Campeonato Brasileiro, conforme registrado no banco de dados do site de scout SofaScore, Tomás Pochettino tem a terceira melhor média de passes decisivos por jogo, quesito no qual o meia bateu o recorde histórico da competição, registrando 10 contra o Fluminense.
Leia mais
O camisa sete ainda detém a terceira melhor média (6) de chances criadas por jogo na Série A.
A equipe de Juan Pablo Vojvoda volta a campo na quarta-feira, 17, às 21h30min (de Brasília), contra o Vitória–BA. O duelo será disputado na Arena Castelão.
Dupla com o "El Gato"
O setor ofensivo do Fortaleza em 2024 tem sido liderado por uma dupla que fala espanhol e tem se comunicado muito bem dentro das quatro linhas brasileiras. Os argentinos Juan Martín Lucero e Tomás Pochettino já acumulam participações diretas em 35 gols na atual temporada e têm batido os próprios recordes individuais nas carreiras.
Ao todo, Pochettino já contribuiu com 12 assistências na temporada, sendo cinco delas para Lucero, e balançou as redes em três oportunidades. Por sua vez, o centroavante já chegou a 21 gols no ano. Nos últimos seis jogos, são quatro assistências de Pochettino e seis gols de Lucero.
O estilo reativo de Vojvoda tem aumentado a participação da dupla. Em 2024, o Fortaleza é a equipe que mais cria chances de gol com contra-ataques. Com o bom encaixe para buscar tal estilo de jogo, o camisa 7 é destaque em grandes chances criadas na competição, ainda que o Tricolor registre a pior posse de bola da Série A.
Da mesma forma, por mais que o Fortaleza seja o time com mais chances claras desperdiçadas na atual edição, Lucero segue na luta pela artilharia. Com seis gols marcados no torneio nacional, o camisa 9 tricolor fica atrás apenas de Pedro, do Flamengo.