Garçom e artilheiro: dupla Pochettino e Lucero soma 34 participações diretas em gols
Juntos, o meia e o atacante argentino já somam 34 participações diretas em gols do Tricolor na atual temporada
09:53 | Jul. 09, 2024
O setor ofensivo do Fortaleza em 2024 tem sido liderado por uma dupla que fala espanhol e tem se comunicado muito bem dentro das quatro linhas brasileiras. Os argentinos Juan Martín Lucero e Tomás Pochettino já acumulam 34 participações diretas em gols na atual temporada e têm batido os próprios recordes individuais nas carreiras.
Ao todo, Pochettino já contribuiu com 11 assistências na temporada, sendo quatro delas para Lucero, e balançou as redes em três oportunidades. Por sua vez, o centroavante chegou a 20 gols no ano ao marcar o tento da vitória por 1 a 0 contra o Fluminense, no último domingo, 7, após escanteio cobrado pelo camisa 7.
Durante sua carreira, o máximo de gols registrados pelo camisa 9 em uma temporada havia sido 24, obtidos em 2022 e 2023, por Colo-Colo, do Chile, e Fortaleza, respectivamente. Com isso, o centroavante tem grandes chances de superar a fase mais artilheira da carreira. No ano, ao todo, disputou 40 partidas e participou de 24 dos 74 gols (32%) do Fortaleza.
Leia mais
Vale lembrar que, até o final do ano, o Tricolor do Pici terá, no mínimo, mais 26 partidas. Desta forma, como titular absoluto e sem histórico de lesões, Lucero tem folga para superar a marca, principalmente se mantiver a média.
O Castelão parece potencializar o camisa 9 do escrete vermelho-azul-e-branco, que balançou as redes por seis vezes nos últimos cinco jogos do Leão em seus domínios.
No meio de campo, Pochettino também coleciona boas marcas: na partida contra o Fluminense, o armador igualou o recorde de passes decisivos em um único jogo de Campeonato Brasileiro. Apontado pelo site SofaScore, o dado exibe as jogadas que terminaram em assistência, pré-assistência ou lance perigoso.
Mesmo com a vitória magra sobre o Tricolor das Laranjeiras, o meia argentino registrou dez passes-chaves, sendo que um deles culminou em gol de "El Gato". Em 2024, Pochettino já registra sua melhor marca de assistências (11) em uma única temporada.
O estilo reativo de Vojvoda tem aumentado a participação da dupla. Em 2024, o Fortaleza é a equipe que mais cria chances de gol com contra-ataques. Com o bom encaixe para buscar tal estilo de jogo, o camisa 7 lidera o ranking de grandes chances criadas da competição, ainda que o Tricolor registre a pior posse de bola da Série A.
Da mesma forma, por mais que o Fortaleza seja o time com mais chances claras desperdiçadas na atual edição, Lucero segue na luta pela artilharia. Com seis gols marcados no torneio nacional, o camisa 9 tricolor fica atrás apenas de Pedro, do Flamengo.