Fortaleza firma posição, recusa venda e avalia ida de Santos para jogo em BH
Tricolor descarta abrir mão do goleiro na janela de transferências, encerra discussão sobre saída e pode voltar a contar com o jogador diante do Atlético-MG, neste domingo, 23
12:36 | Jun. 22, 2024
A reunião da última sexta-feira, 21, entre o estafe do goleiro Santos e os dirigentes do Fortaleza não alterou o cenário do caso: o clube do Pici manteve posição firme e voltou a descartar a possibilidade de negociação do camisa 23, apurou o Esportes O POVO. Sem a saída em pauta, o Tricolor avalia voltar a relacionar o jogador para a partida deste domingo, 23, diante do Atlético-MG.
Após duas semanas com noticiário movimentado envolvendo as duas partes, com interesse de Santos e Corinthians no arqueiro, comunicado oficial do Leão e ausência do banco de reservas, o departamento de futebol do Fortaleza e os empresários do paraibano de 34 anos conversaram para tentar aparar as arestas e dar um desfecho ao caso.
O Tricolor reiterou que não vai liberar Santos nesta janela de transferências, que terá início no próximo dia 10 de julho. As conversas com os clubes interessados foram encerradas e uma eventual saída do Pici já nem é mais discutida. A partir disso, a tendência é que o camisa 23 fique à disposição novamente para ser convocado para as partidas.
+ Siga o canal do Esportes O POVO no WhatsApp
Leia mais
O goleiro ficou fora do jogo contra o Grêmio, na quarta-feira, 19, por decisão em comum acordo entre diretoria e comissão técnica, mas pode voltar a ser opção para o duelo contra o Galo, domingo, às 18h30min, na Arena MRV, pela 11ª rodada da Série A — este cenário é avaliado com mais otimismo por alguns, e pessimismo, por outros. O Leão embarca para Belo Horizonte na noite deste sábado, 22, e avalia se Santos está na relação de jogadores.
Santos chegou ao Pici em janeiro e entrou em campo quatro vezes, todas na campanha do tricampeonato da Copa do Nordeste: vitórias sobre River-PI e Altos-PI e empates com Sport e Botafogo-PB. Foram 323 minutos jogados e três gols sofridos.
Cobiçado no mercado da bola
Ex-Flamengo, Santos entendia que teria grandes chances de ser titular no Corinthians — hoje, no Tricolor, é reserva de João Ricardo — e poderia defender mais um dos principais clubes do País, além de fechar um contrato mais vantajoso na reta final da carreira.
O Fortaleza, porém, pretende manter dois goleiros de alto nível no elenco e não quer abrir mão de um dos principais reforços para 2024, que demandou investimento de 1 milhão de dólares (R$ 4,8 milhões na cotação da época) — há ainda a possibilidade de mais 300 mil dólares em caso de metas atingidas. Do montante fixo, o clube do Pici já pagou metade ao Flamengo e quitará os outros 500 mil dólares (R$ 2,7 milhões na cotação atual) em 2025.
Na noite da última terça-feira, 18, véspera da partida contra o Grêmio, o Fortaleza emitiu breve comunicado em que informava que "o goleiro Santos não está disponível para negociações no mercado". Após o jogo, Vojvoda evitou comentar a situação "complexa".
A carreira de Santos
Cria do Athletico-PR, o goleiro paraibano defendeu o Furacão de 2011 a 2022 e disputou 258 jogos, conquistando três títulos do Campeonato Paranaense (2016, 2018 e 2020), dois da Copa Sul-Americana (2018 e 2021) e um da Copa do Brasil (2019). Além disso, foi campeão olímpico com a seleção brasileira em 2021.
Ainda em 2022, rumou para o Flamengo. Logo na primeira temporada, assumiu a condição de titular, atuando em 37 partidas, e levantou as taças da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2023, jogou 26 vezes, sofreu oscilações e acabou perdendo espaço no elenco.