Fortaleza vence Trinidense no Castelão, garante liderança e vai às oitavas de final da Sula

Em noite que marcou o jogo de número 233 de Vojvoda, o consagrando como o técnico com mais jogos à frente do Leão, um triunfo para carimbar vaga na próxima fase da Sul-Americana

22:52 | Mai. 29, 2024

Por: Victor Barros
Fortaleza e Trinidense se enfrentaram na Arena Castelão pela Copa Sul-Americana. (foto: Davi Rocha/ Especial para O POVO)

Sem sustos, o Fortaleza venceu a equipe do Sportivo Trinidense-PAR por 2 a 1 e garantiu classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Pochettino e Lucero foram os autores dos gols que garantiram o triunfo tricolor na noite desta quarta-feira, 29, na Arena Castelão. Rayer descontou. 

O Leão do Pici encerra em primeiro lugar no Grupo D da competição com 13 pontos. O time já volta a campo no domingo, 2, mas pela Série A. Às 18h30min, recebe o Athletico-PR, no Estádio Presidente Vargas.

O jogo

No Castelão, Vojvoda mandou a campo aquilo que, atualmente, pode ser entendido como o melhor que o Tricolor do Pici possui atualmente. O quarteto defensivo foi formado por Brítez, Kuscevic, Titi e Bruno Pacheco. Zé Welison e Rossetto voltaram ao meio, formando trio com Pochettino. No ataque, Pikachu, Moisés e Lucero.

Mesmo com uma certa tranquilidade no grupo, já que iniciou líder e classificado às oitavas de final da Sul-Americana, a equipe não se acomodou. Aos 9 minutos, Zé Welison, em sua característica habitual, mandou um chute forte de fora da área e assustou o goleiro Quiñónez.

A pressão brasileira seguiu na partida e não demorou para os paraguaios acabarem não sustentando. Aos 19, depois de saída equivocada do arqueiro rival, a bola sobrou para Pochettino, abriu o placar. No primeiro momento, o árbitro Augusto Aragon acabou anulando por ter identificado uma possível mão de Zé Welison no começo do lance. O VAR, contudo, analisou e o tento foi validado.

Ainda mais confortável no jogo e na competição, o Leão do Pici soube usufruir da vantagem e trabalhar a posse. O segundo parecia apenas questão de tempo. Foi então que aos 40, após tabela entre Bruno Pacheco e Lucero, o camisa 9 finalizou sem chances e ampliou, encerrando o primeiro tempo em 2 a 0.

Na volta do intervalo, o embate parecia um espelho daquilo que foram os 45 minutos inciais: Fortaleza com o domínio e posse, e o Sportivo Trinidense tentando contra-ataques.

O momento de mais perigo, no entanto, só aconteceria aos 14 minutos. Após triangulação leonina, Pochettino encontrou Lucero, que livre, mandou para o gol. Porém, o artilheiro tricolor estava em posição de impedimento

Os 45 minutos finais não tiveram grandes oportunidades para ambos os lados. No Leão ainda chegaram a entrar jogadores como Hércules, Machuca e Kervin Andrade, que costumam mudar o panorama dos duelos. Mas nada foi feito.

No final do jogo, Rayer descontou para os paraguaios, mas não foi suficiente. 

Em noite que marcou o jogo de número 233 de Vojvoda, o consagrando como o técnico com mais jogos à frente do Leão, um triunfo para carimbar vaga na próxima fase da Sul-Americana.