Jogos adiados do Fortaleza na Série A serão disputados durante Data Fifa
Presente no Conselho Técnico Extraordinal com a CBF e outros 19 clubes da Série A, o CEO da SAF do Leão, Marcelo Paz, explicou que medidas decididas visam aliviar um pouco problemas no Rio Grande do Sul, que "vai muito além da esfera esportiva"
18:44 | Mai. 27, 2024
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu em unanimidade com os 20 clubes da Série A do Brasileirão — incluindo o Fortaleza — nesta segunda-feira, 27, que as partidas atrasadas e adiadas da competição serão disputadas nas datas dedicadas à disputa da Copa América e Data Fifa.
A decisão ocorreu durante um Conselho Técnico Extraordinário entre as equipes após o torneio ter sido suspenso em solidariedade às vítimas das enchentes do Rio Grande Sul, incluindo as três equipes gaúchas que participam da competição: Grêmio, Internacional e Juventude.
Após a reunião, ficou decidido que os jogos postergados serão disputados nas datas dedicadas aos jogos Fifa e também para a Copa América de modo que o torneio irá se encerrar na data previamente prevista, em dezembro.
Representante cearense na competição, o Fortaleza possui duas partidas adiadas no torneio. Na segunda rodada, o Tricolor do Pici não jogou contra o Criciúma em função do embate diante do Altos-PI, pelas quartas de final do Nordestão. E pela oitava rodada, o Leão tem um novo jogo postergado, contra o Bahia, em função da final do certame regional.
CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz explicou que as medidas decididas via Conselho Técnico Extraordinal com a CBF e outros 19 clubes da Série A visam aliviar um pouco a situação das equipes oriundas do Rio Grande do Sul que, conforme citou, "vai muito além da esfera esportiva".
"Foi uma reunião boa, com clubes todos muito sensíveis e solidários aos problemas que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul. Sabemos que essas medidas apenas aliviam um pouco, pois o que estão passando lá não há como mensurar. Vai muito além da esfera esportiva", explicou ele.
Troca de mando de campo
De acordo com a ESPN, foi levantada a possibilidade de inversão de mando de campo dos clubes do Rio Grande do Sul a depender da situação individual de cada embate, ficando a ser avaliado caso a caso entre os times, desde que com aval da CBF.
No primeiro turno do Brasileirão, o Fortaleza irá jogar como mandante diante de Grêmio e Juventude e como visitante diante do Internacional, em partida com data base para ocorrer no final de julho.
Sobre o assunto, Paz detalhou que a possibilidade é individual de cada time por conta de diversos fatores. "É uma questão muito individual de cada jogo, que tem suas peculiaridades de plano de sócio-torcedor, deslocamento, até mesmo segurança e tem muitos fatores, mas é uma possibilidade", finalizou.