Insatisfeita com gramado, Conmebol notifica Fortaleza sobre uso do Castelão em jogos da Sula
No documento, a entidade estipulou prazos para o Leão solicitar uma nova vistoria do campo ou indicar outro estádio para atuar como mandante na Sul-AmericanaA Conmebol enviou uma notificação à CBF, que foi repassada ao Fortaleza, enfatizando sobre a insatisfação com o estado do gramado da Arena Castelão. A entidade utilizou como base um relatório feito por engenheiros agrônomos após a partida entre o Leão do Pici e o Boca Juniors, na última quinta, 25. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Mário Kempes e confirmada pelo Esportes O POVO.
Na notificação, assinada pelo diretor de competições e operações da Conmebol, foi informado que o Fortaleza terá até o dia 10 de maio para solicitar uma nova avaliação do campo do Castelão — processo que é feito por engenheiros da entidade. Neste caso, entretanto, o clube cearense precisaria arcar com todo o custo financeiro da operação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Caso o Fortaleza não queira arcar com uma nova inspeção, o Leão terá até o dia 13 de maio para indicar outro estádio que possa receber os jogos do clube como mandante. O caso é semelhante ao do Palestino, do Chile, que disputa a Libertadores deste ano e teve duas praças esportivas vetadas pela Conmebol — a primeira por má iluminação, e a segunda por condições ruins do gramado.
No jogo entre Fortaleza e Boca Juniors, a condição do campo da Arena Castelão acabou chamando a atenção negativamente de pessoas ligadas à Conmebol e que estavam presentes no estádio. Falta de cobertura de grama em determinados pontos e irregularidades de nivelamento foram alguns dos problemas relatados.
Sempre após jogos de competições organizadas pela Conmebol, a entidade recebe diversos relatórios de diferentes temas envolvendo o cenário da partida. Quando algo precisa ser notificado, um documento é enviado para a Confederação que representa o país e, assim, encaminhado para o clube em questão. O Fortaleza, inclusive, já tem em mãos a notificação.
Na próxima segunda-feira, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, irá se reunir com o secretário de Esportes, Rogério Pinheiro, e o secretário de Obras, Quintino Vieira, para uma posição governamental com relação a prazos e atendimento sobre o gramado do Castelão. Em paralelo, o dirigente da FCF também conversará com representantes do Fortaleza em busca de uma alternativa.
Condição do campo do Castelão também foi pauta na Conmebol em 2023
Na temporada de 2023, ano em que o Fortaleza chegou à final da Copa Sul-Americana, a Conmebol também demonstrou, por mais de uma vez, certa insatisfação com as condições do gramado do Castelão. Na época, nas oitavas de final, o delegado da partida entre Fortaleza x Libertad-PAR fez um relatório em tom crítico sobre o campo, o que ligou o sinal de alerta na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Antes das quartas de final, etapa que o Leão encarou o América-MG, ao apontar datas, horários e locais dos jogos, a entidade indicou o Castelão como palco de Leão x Coelho, mas com um asterisco, sinalizando uma ressalva: "estádio a confirmar". O motivo da indefinição, na época, ocorreu mais uma vez pelo estado do gramado da praça esportiva, situação que causou incomodou aos dirigentes sul-americanos.