Com um a mais, Fortaleza cede empate ao Cruzeiro no Castelão pela Série A

A equipe de Juan Pablo Vojvoda volta a campo no domingo, 21, às 19 horas (de Brasília), pelo mata-mata da Copa do Nordeste, contra o Altos–PI

22:00 | Abr. 17, 2024

Por: Lucas Silva
Machuca e Matheus Pereira disputam lance no jogo Fortaleza x Cruzeiro, no Castelão, pela Série A 2024 (foto: AURÉLIO ALVES)

O Fortaleza empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 nesta quarta-feira, 17, na Arena Castelão, em Fortaleza–CE, pela 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Hércules abriu o marcador para o Leão do Pici, enquanto Mateus Vital igualou para a Raposa.

Com o resultado, o time cearense chega aos quatro pontos, ocupando a 6ª colocação.

A equipe de Juan Pablo Vojvoda volta a campo no domingo, 21, às 19 horas (de Brasília), pelo mata-mata da Copa do Nordeste, contra o Altos–PI.

FORTALEZA 1 X 0 CRUZEIRO | O JOGO

Repetindo a escalação da estreia, o Fortaleza conseguiu dominar o Cruzeiro em parte da etapa inicial e deixou o primeiro tempo com a vitória parcial por 1 a 0, com gol de Hércules.

A equipe de Juan Pablo Vojvoda buscava dominar o meio-campo e escapar em velocidade com Machuca e Yago Pikachu. O ponta-esquerda argentino, inclusive, mais uma vez, tinha liberdade posicional para atuar durante toda a fase ofensiva.

A abertura do placar aos 18 minutos, com Hércules, após cruzamento de Pochettino e desvio de Brítez, deixou o Leão em situação confortável no confronto. Durante parte da etapa inicial, a equipe cearense conseguiu neutralizar os pontos fortes da Raposa.

Antes de sofrer o gol, o Cruzeiro quase abriu o marcador com Rafa Silva. O camisa 8 cabeceou e João Ricardo defendeu. Lucas Silva, de média-longa distância, também parou no arqueiro tricolor.

Nos minutos finais, o time de Fernando Seabra cresceu de produção e passou a chegar com perigo próximo à meta de João Ricardo. Aos 39, Arthur Gomes driblou Brítez e cruzou para Rafa Silva. O atacante finalizou, mas parou em Titi, que salvou em cima da linha.

Antes, Hércules teve a oportunidade de ampliar o marcador, aos 38, após ser acionado por Tinga na direita. O volante saiu cara a cara com Anderson, mas mandou para fora.

O time mineiro voltou a campo pressionando o Fortaleza em busca do empate. Aos 6 minutos, Matheus Pereira acionou Lucas Romero, que finalizou para a defesa de João Ricardo. Aos 18, Gabriel Veron recebeu do camisa 10, saiu cara a cara com o arqueiro tricolor, mas mandou à direita, desperdiçando a chance de empatar o confronto.

Para seguir encurralando o Fortaleza e dar maior mobilidade ao ataque, Fernando Seabra promoveu mudança no setor ofensivo do Cruzeiro. Mateus Vital, Barreal e Rafael Elias entraram nas vagas de Lucas Silva, Arthur Gomes e Rafa Silva.

Aos 32 minutos, Rafael Elias recebeu de Marlon, finalizou, mas parou numa defesa milagrosa de João Ricardo.

A melhor chance do Tricolor do Pici veio aos 39 minutos, com Moisés cobrando falta próximo à área e parando em Anderson.

O time mineiro, na reta final da partida, perdeu Lucas Romero, após o recebimento do segundo amarelo. Apesar da desvantagem numérica, o Cruzeiro conseguiu chegar ao empate, após Mateus Vital aproveitar o cruzamento de Robert.

Nos minutos finais, uma chance para cada lado, mas Anderson e João Ricardo foram os protagonistas do empate.

FORTALEZA 1 X 0 CRUZEIRO | FICHA TÉCNICA

Fortaleza

4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Pedro Augusto), Hércules e Tomás Pochettino (Lucas Sasha); Yago Pikachu (Marinho), Machuca (Moisés) e Lucero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Cruzeiro

4-4-2: Anderson; William, Neris (Robert), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital), Ramiro (Gabriel Veron) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Barreal) e Rafa Silva (Rafael Elias). Técnico: Fernando Seabra.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza–CE
Data: 17/04/2024 (quarta-feira)
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Quarto Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA-RJ)
Gols: Hércules (18'1°T)
Cartões amarelos: Renato Kayzer (Fortaleza) | Lucas Romero e Matheus Pereira (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Lucas Romero (Cruzeiro)