Paz explica retorno de Kayzer ao Fortaleza: "Hora de reescrever essa história"
Com contrato até dezembro de 2025, o atacante estava emprestado ao Criciúma desde o começo do ano. Por lá, estreou na Série A do Brasileirão, marcando o gol do empate diante do Juventude“Chegou a hora de reescrever essa história”. Esta foi a justificativa do CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, sobre o retorno do atacante Renato Kayzer. Emprestado ao Criciúma desde o começo do ano, o jogador se emocionou em coletiva de imprensa ao se despedir do time catarinense. O Leão do Pici deve contar com o atleta para as disputas da Copa Sul-Americana e da Série A do Campeonato Brasileiro.
Aos 28 anos, Kayzer foi o destaque do Criciúma na estreia do Brasileirão 2024. No último sábado, 13 de abril, ele marcou o gol da equipe no empate em 1 a 1 diante do Juventude. Na coletiva de imprensa pós-jogo, porém, o atacante comunicou sobre sua saída e a consequente volta ao Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O coração está ardendo aqui. Sou um atleta profissional e preciso seguir o que mandam os contratos. Hoje foi minha última partida pelo Criciúma. Quero agradecer todo o elenco por me receber de braços abertos e me ajudar quando eu mesmo estava desacreditado”, disse, visivelmente emocionado.
Em 20 jogos pelo Criciúma na temporada, marcou 5 gols e deu 1 assistência, despertando o interesse do Leão de exercer uma cláusula contratual que o obrigava a retornar ao Pici.
“Kayzer é um atleta que foi comprado pelo Fortaleza em 2022 para a disputa da Libertadores da América. É o jogador que fez o nosso primeiro gol na competição, e a gente precisava reescrever essa história. Ele volta agora mais maduro, e em um bom momento físico e técnico”, explicou Marcelo Paz.
Para Juan Pablo Vojvoda, esse regresso também acontece em um momento de muitos jogos em curtos espaços de tempo. “Jogamos a cada três dias por diferentes competições, com a nossa logística complexa. No momento de armar o elenco, temos que estar com a cabeça posta para pensar nisso também”, disse, complementando: “É um grupo que necessitamos de todos”
Antes de ser contratado pelo Fortaleza, Renato Kayzer brilhou com as camisas do Atlético Goianiense e Athletico Paranaense, nas temporadas de 2020 e 2021, respectivamente. Isso fez despertar o interesse do Tricolor de Aço que, em fevereiro de 2022, anunciou sua chegada, estabelecendo novos parâmetros para o esporte local.
Na época, o Fortaleza adquiriu 60% dos seus direitos econômicos por R$ 6 milhões, o maior valor pago por um clube na história do futebol cearense. A expectativa, no entanto, foi frustrada quando o atacante apresentou uma série de problemas físicos, que lhe permitiram atuar em somente 23 partidas, marcando 3 gols e dando 2 assistências.
Após apenas cinco meses de clube, ele foi emprestado ao Daejeon Hana Citizen (Coreia do Sul) e América Mineiro, até chegar ao Criciúma neste ano. Ao longo desse tempo, jogou apenas 26 jogos, marcou 9 gols e distribuiu 2 assistências.
Informações sobre sua chegada à Capital ou data para sua reestreia ainda não foram divulgadas.