Vojvoda explica vitória do Fortaleza sobre São Paulo: pressionando e criando situações

Após o Leão ser pressionado no primeiro tempo, o argentino comentou que ele e sua equipe técnica fizeram os apontamentos necessários no intervalo para mudar a situação. Os resultados surgiram logo nos primeiros minutos da etapa complementar

19:52 | Abr. 14, 2024

Por: Wanderson Trindade
Após o Leão ser pressionado no primeiro tempo, o argentino comentou que ele e sua equipe técnica fizeram os apontamentos necessários no intervalo para mudar a situação. Os resultados surgiram logo nos primeiros minutos da etapa complementar (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

O treinador do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda, celebrou a estreia com vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desse sábado, 13 de abril, o Leão venceu o São Paulo por 2 a 1 em partida realizada no Morumbi. Para o técnico, o triunfo aconteceu graças ao entendimento dos jogadores após orientações recebidas no intervalo.

No primeiro tempo, os donos da casa exerceram forte pressão sobre o time cearense, que pouco criou. Nos 45 minutos iniciais, praticamente todas as ações da partida surgiram dos pés são-paulinos. A posse de bola ficou 73% para o Tricolor Paulista frente aos 27% do Leão.

Com mais domínio, o São Paulo também conseguiu arriscar mais ao gol adversário, tanto é que finalizou 9 vezes e o Fortaleza 2. Mais estatísticas se acumularam: 7 escanteios para os paulistas e apenas 2 para os cearenses; 363 passes do São Paulo, 134 do Fortaleza.

Para Vojvoda, segurar o zero a zero no placar foi um verdadeiro sinal de que seus atletas “sofreram e lutaram” para chegar assim até o apito final do primeiro tempo. “No intervalo corrigimos”, disse.

Na entrevista coletiva após a partida, o argentino comentou que ele e sua equipe técnica fizeram os apontamentos necessários para mudar a situação daquele duelo. “E essas são características nossas: falar, escutar e executar. No começo do segundo tempo, os jogadores, por méritos deles, souberam executar o que necessitavam na partida”, informou.

Como resultado, o Fortaleza voltou melhor para o segundo tempo, adiantando a marcação e pressionando a saída de bola a partir de seus atacantes. Apesar da posse de bola continuar maior para os paulistas, o Leão conseguiu se impor e arriscar jogadas. “A partir deste momento, eu já olhava meu time jogando no campo adversário, criando situações”, disse Vojvoda.

Numa dessas, aos 20 minutos, Moisés recebeu na direita e ganhou espaço para tocar no meia Pochettino. O argentino encontrou belo cruzamento para Lucero, que matou no peito, girou o corpo e marcou um golaço para abrir o placar. O camisa nove anotou quatro gols nos últimos três jogos da equipe cearense.

Quinze minutos depois foi a vez de Machuca receber pela esquerda para chutar forte e ampliar a vantagem. Aos 39, André Silva ainda diminuiu para o tricolor do Morumbi, mas a vitória foi garantida, assim como o tabu do Fortaleza e do próprio Vojvoda sobre os paulistas. O Leão não perde há nove partidas, enquanto que Vojvoda nunca perdeu para a equipe soberana.

O Fortaleza volta a campo na quarta-feira, 17, diante do Cruzeiro na Arena Castelão. A partida é válida pela segunda rodada do Brasileirão, a partir das 20 horas, com transmissão da Rádio O POVO CBN.