Fortaleza faz ótimo segundo tempo e bate São Paulo na estreia da Série A: 2 a 1
Os gols da equipe cearense foram marcados pela dupla argentina Juan Martín Lucero e Imanol Machuca. João Ricardo também foi decisivo
23:00 | Abr. 13, 2024
Em sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024, o Fortaleza conseguiu um grande resultado diante do São Paulo no estádio Morumbis. A partida, realizada na noite deste sábado, 13, começou difícil para o Tricolor, que foi para o intervalo com o placar zerado. Contudo, na segunda etapa, Vojvoda acertou nas mexidas e o escrete vermelho-azul-e-branco alcançou, de forma heróica, o placar de 2 a 1 para começar o torneio nacional com o pé direito.
Os gols da equipe cearense foram marcados pela dupla argentina Juan Martín Lucero e Imanol Machuca. André Silva marcou para o São Paulo. O Tricolor do Pici retornou ao esquema 3-5-2, mas teve que mudar a proposta durante o duelo. Com diversas defesas difíceis, principalmente no momento em que sofria pressão do adversário, João Ricardo também foi decisivo no confronto fora de casa.
O jogo: São Paulo x Fortaleza
Os tricolores começaram a partida com esquemas espelhados, contudo, com posturas diferentes. Jogando em casa, o São Paulo buscava ter o controle das ações logo nos primeiros minutos e marcava com mais agressividade. Por sua vez, o Fortaleza mantinha suas linhas baixas e priorizava a tentativa de neutralizar a construção dos meio campistas do adversário. As tentativas ofensivas do Leão do Pici partiam de ligações diretas ao ataque, principalmente buscando o lado direito.
Com maior controle da posse, os melhores momentos do clube paulista partiam dos saltos de pressão no setor ofensivo, quando, em algumas oportunidades, conseguia roubar a bola da defesa do oponente.
A saída de bola do Fortaleza não funcionava na primeira etapa, o treinador Juan Pablo Vojvoda chegou a se irritar, pedindo calma na reposição ao ver o goleiro errar três tiros de meta em sequência.
Os meio-campistas da onzena titular de Vojvoda apresentavam intensidade baixa na primeira etapa e não imprimiam velocidade na transição ofensiva para executar os contra-ataques. O Fortaleza pouco conseguia ultrapassar o setor central do campo e manteve um baixo aproveitamento de passes certos durante o confronto.
Com isso, a equipe de Carpini somava 63% de posse de bola aos 30 minutos, exibindo a forte pressão que iniciou aos 20 minutos e gerou três grandes chances. As oportunidades foram de chutes fortes, um de Luciano – que tocou na trave antes de bater no goleiro e ir para escanteio, um de Michel Araujo e outro de Alisson. João Ricardo salvou o Fortaleza no recorte com três ações muito importantes.
Percebendo os defeitos da equipe, Vojvoda alterou o esquema durante a segunda etapa. Mantendo a pretensão de atacar pelos lados, o comandante argentino colocou Moisés e Machuca na partida.
Aos 20 minutos do tempo final, a mudança surte efeito. Moisés recebeu na direita, venceu a disputa contra o ala do São Paulo, e ganhou espaço para tocar no meia Pochettino. O argentino, por sua vez, encontrou um belo cruzamento para o também argentino Lucero, que matou no peito, girou o corpo e marcou um belo gol para abrir o placar para o Fortaleza. O camisa nove anotou quatro gols nos últimos três jogos da equipe cearense.
Se Moisés participou do primeiro tento, Machuca foi protagonista do segundo. Em mais um lance de velocidade. O Fortaleza conseguiu um contra-ataque, Pedro Augusto lançou para a velocidade do ponta, que levou e bateu bem com a perna esquerda para ampliar.
Do outro lado, mudanças também impactaram. Carpini havia lançado Erick, ex-Ceará, e André Silva. O primeiro, fez boa jogada pela direita e soltou para Andrezinho, que acertou um belo chute, sem chances para João Ricardo.
O Leão conseguiu segurar a pressão final do adversário e conquistou seus primeiros três pontos na Série A de 2024. O próximo desafio será ante o Cruzeiro, na Arena Castelão, dia 17, às 20 horas.