Fortaleza cogita retorno do atacante Renato Kayzer, emprestado ao Criciúma

Jogador de 28 anos deixou o Pici em 2022 por problemas internos e está cedido ao Tigre até o final desta temporada, mas pode retornar como reforço na janela nacional

Decidido a reforçar o elenco com mais dois centroavantes na janela de transferências nacional, o Fortaleza pode recorrer a um velho conhecido — e que ainda pertence ao clube. O Esportes O POVO apurou que o Tricolor cogita pedir o retorno de Renato Kayzer, que está emprestado ao Criciúma até o final desta temporada.

O paranaense de 28 anos foi contratado pelo Leão no início de 2022 e está na lista de maiores compras da equipe do Pici, por R$ 6 milhões — mesmo valor de Calebe. O atacante tem contrato até o final de 2025 e foi cedido para o Tigre neste ano, mas pode voltar a vestir a camisa tricolor, apesar dos problemas internos que teve na época.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Meses depois de deixar o Pici, Renato Kayzer disse que "o problema não foi nem com o torcedor, com o presidente ou com o elenco". A insatisfação era com o técnico Juan Pablo Vojvoda, por ter considerado que recebeu poucas oportunidades como titular do time. No ano passado, quando voltou a jogar após grave lesão, o atacante agradeceu ao clube pelo suporte durante o tratamento de 11 meses.

+ Siga o canal do Esportes O POVO no WhatsApp

A possibilidade de retorno do jogador é avaliada pelo departamento de futebol e pela comissão técnica e envolveria também um acordo com os catarinenses. O Fortaleza tem outros nomes no radar no mercado da bola, mas, diante do prazo curto, considera Kayzer como opção. A transação também seria mais viável, já que o atleta pertence ao clube.

O Tricolor já pretendia contratar um centroavante na janela doméstica, que se encerra no próximo dia 19, e aumentou a quantidade após o pedido de Thiago Galhardo para sair. Com apenas Lucero para a posição, o Leão negocia a contratação do experiente argentino Julio Furch, do Santos.

A trajetória de Renato Kayzer no Fortaleza

Kayzer chegou ao Fortaleza como um dos principais nomes para a disputa da Libertadores em 2022, mas não teve bom desempenho e viu Silvio Romero assumir a titularidade, o que o incomodava. Foram 23 partidas disputadas, com três gols e duas assistências.

Insatisfeito com a reserva, o atacante desagradou dirigentes e membros da comissão técnica pela postura no dia a dia em meio ao mau momento na Série A daquela temporada, o que levou à saída do Pici — à espera de uma definição, chegou até a ser liberado dos treinos. Renato Kayzer, então, passou a ser emprestado. O primeiro destino foi o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, onde fez 13 jogos, quatro tentos e uma assistência.

No clube asiático, porém, o jogador sofreu grave lesão e rompeu o tendão de aquiles, o que demandou longo período de recuperação. O paranaense chegou a utilizar as instalações do Athletico-PR, clube onde atuou antes de se transferir para o Fortaleza, para parte do tratamento e também treinou na sede do Atlético-GO. O Dragão, onde Kayzer também já jogou, pretendia contratá-lo, mas o destino foi o América-MG.

Após quase um ano longe dos gramados, Kayzer voltou a jogar no dia 3 de setembro de 2023, na vitória do Coelho por 2 a 0 sobre o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Depois, ainda enfrentou Botafogo e Athletico-PR. No total, foram 36 minutos em campo somando as três partidas. Pouco utilizado, não renovou contrato com os mineiros para esta temporada.

À época fora dos planos da comissão técnica do Leão do Pici, o centroavante foi emprestado ao Criciúma em janeiro deste ano. O camisa 11 já atuou 19 vezes pelo Tigre, entre Campeonato Catarinense, Recopa Catarinense e Copa do Brasil, balançou as redes quatro vezes e deu um passe para gol. No último sábado, sagrou-se campeão estadual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube renato kayzer criciuma esporte clube mercado da bola fortaleza contrato renato kayzer janela de transferencias nacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar