Fortaleza e Santos negociam troca de Gonzalo Escobar por Felipe Jonatan

Lateral-esquerdo cearense do Peixe já tem acordo para defender o Leão, enquanto jogador argentino aguarda acerto financeiro com os clubes para se transferir

19:40 | Abr. 10, 2024

Por: Afonso Ribeiro
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 20.01.2024: Gonzalo Escobar. Jogo pelo campeonato cearense de futebol, Fortaleza vs Horizonte, arena Castelão. (foto: FÁBIO LIMA)

Fortaleza e Santos negociam uma troca de laterais no mercado da bola: o Tricolor já tem um acordo pelo cearense Felipe Jonatan, enquanto o Peixe quer o argentino Gonzalo Escobar. As duas transferências serão em definitivo. A informação foi divulgada inicialmente pelo ge e confirmada pelo Esportes O POVO.

O Leão tem acerto firmado com Felipe Jonatan e aguarda o jogador nesta quinta-feira, 11. O camisa 3 do Peixe tinha contrato até fevereiro de 2025 e era titular da equipe de Fábio Carille, mas vai rescindir de forma antecipada para defender o time do Pici.

+ Siga o canal do Esportes O POVO no WhatsApp

Em contrapartida, o Fortaleza quer liberar Gonzalo Escobar para o Alvinegro Praiano. Os dois clubes desejam concretizar a transação, mas o camisa 33 aguarda um acordo financeiro com as partes — tanto para encerrar o contrato com duração até dezembro deste ano com o Tricolor quanto o novo salário no Santos.

O defensor de 27 anos já não foi relacionado para a partida contra o Nacional Potosí-BOL, nesta quarta-feira, 10, pela Copa Sul-Americana. A tendência é que a situação tenha um desfecho nas próximas horas, com a ida do argentino para o Peixe.

Escobar foi a principal vítima no atentado de membros da torcida organizada do Sport contra a delegação do Fortaleza em Pernambuco, no dia 22 de fevereiro. O lateral-esquerdo disputou sete jogos em 2024. No total, foram 21 partidas com a camisa do Leão e duas assistências para gols.

As investidas do Fortaleza por Felipe Jonatan

Esta foi a terceira vez que o Fortaleza abriu conversas pelo lateral-esquerdo cearense — e enfim conseguiu concretizar a negociação. A primeira vez foi entre novembro e dezembro de 2022, após a saída do então titular Juninho Capixaba para o RB Bragantino, mas não houve acordo. No início deste ano, os tricolores tentaram novamente e tiveram a concorrência do Grêmio, mas Felipe Jonatan permaneceu na Vila Belmiro.

Revelado pelo Ceará, o defensor está no clube paulista desde 2019, quando foi comprado por R$ 6 milhões. No ano passado, sofreu grave lesão no joelho esquerdo em abril e atuou apenas nove vezes. Recuperado, o camisa 3 voltou a jogar em 2024 e entrou em campo 14 vezes, dando duas assistências para gols.

Fortaleza: busca por lateral-esquerdo

Com Bruno Pacheco titular absoluto, o Tricolor já desejava mais um defensor para a posição na janela anterior, carência que foi suprida com a chegada por empréstimo de Thauan Lara, do Internacional.

O camisa 36, porém, disputou apenas uma partida — derrota por 3 a 2 para o Maranhão, pela Copa do Nordeste — e saiu dos planos do clube após realizar live ao som de funk no último domingo, 7, um dia depois do vice-campeonato estadual.