Após vice estadual, Fortaleza recebe Nacional Potosí pela Sul-Americana

Precisando virar a chave, o Tricolor se apega à boa estreia na competição continental para enfrentar o adversário. Em coletiva pós-jogo, o técnico tricolor destacou a necessidade de deixar a final no passado e focar na Sul-Americana

19:53 | Abr. 09, 2024

Por: Lara Santos
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL- 23.03.2024: Marinho. Fortaleza x Vitória na Arena Castelão, pela Copa do Nordeste. (Foto: Aurélio Alves (foto: AURÉLIO ALVES)

Após ser derrotado na final do Estadual em disputa de pênaltis contra o Ceará, o Fortaleza volta a campo na noite desta quarta-feira, 10, às 19 horas, na Arena Castelão, para enfrentar o Nacional Potosí-BOL em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Precisando virar a chave, o Tricolor se apega à boa estreia na competição continental para enfrentar o adversário. Em coletiva pós-jogo, o técnico do Leão destacou a necessidade de deixar a final no passado e focar na Sul-Americana.

“Vamos continuar trabalhando, está no passado, nossa cabeça tem que estar na quarta-feira, em jogar competições internacionais como a Sul-Americana”, declarou Vojvoda.

Apesar do momento ruim na temporada 2024, o Fortaleza tem retrospecto favorável na Sula atuando como mandante. Desde que disputou o torneio pela primeira vez, em 2020, o Leão nunca foi derrotado no Castelão. Em sete partidas, conquistou seis vitórias e um empate.

Na atual edição do certame internacional, o Tricolor lidera o Grupo D após a primeira rodada. Os cearenses venceram o Sportivo Trinidense, no Paraguai, por 2 a 0, e largaram na liderança, tendo em vista que Boca Juniors-ARG e Nacional Potosí-BOL empataram na Bolívia.

Em meio à complicada chave, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda não pode desperdiçar pontos, principalmente em casa. Para se manter na liderança, uma vitória sobre o Potosí é fundamental. No outro jogo do grupo, o Boca Juniors recebe o Trinidense na Argentina.

O time leonino poderá ter quatro desfalques diante do adversário boliviano. Os meias Calebe, Rossetto e Kervin são dúvidas para a partida. Os dois primeiros devido a problemas musculares, enquanto o venezuelano foi desfalque nos últimos dois jogos por gastroenterite.

A quarta ausência é o atacante Thiago Galhardo, que marcou na estreia. O camisa 91 teve uma reunião com a diretoria e expôs o desejo de deixar o clube para assinar com o Goiás. A expectativa é que ele fique de fora da lista de relacionados.

Do lado do adversário, o time comandado por Claudio Biaggio não tem desfalques e escalará força máxima para o duelo. Assim como o Fortaleza, os bolivianos passam por fase instável em 2024.

Além da estreia sem gols em casa na Sula, a equipe vem de uma derrota de 2 a 1 para o Blooming no Campeonato Boliviano. 

Tendo estreado na Sula em 2014, o Potosí apresenta uma campanha semelhante a do Fortaleza na competição, ambas as equipes jogaram 16 partidas. No entanto, o alvirrubro nunca havia passado da fase preliminar do certame. Esta temporada, portanto, é a primeira em que o time disputa a fase de grupos da Sul-Americana.

O destaque do escrete boliviano é o atacante Facundo Callejo, com quatro gols em dez jogos. A equipe costuma ir a campo com um 4-4-2 na escalação.

Fortaleza x Nacional Potosí-BOL

Fortaleza
3-5-2: João Ricardo; Brítez, Kuscevic e Titi; Tinga, Zé Welison, Lucas Sasha, Hércules (Kervin) e Bruno Pacheco; Lucero e Marinho. Téc: Vojvoda

Nacional Potosí-BOL
5-4-1: Mustafa; Baldomar, Maxi Ortiz, Cabrera, Restrepo e Leaños; Gustavo Cristaldo, Saulo Guerra, Azogue e Galindo; Facundo Callejo. Téc: Claudio Biaggio

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 10/4/2024
Horário: 19 horas
Árbitro: Augusto Aragon-EQU
Assistentes: Cristian Lescano-EQU e David Vacadela-EQU
VAR: Bryan Layza-EQU
Transmissão: Paramount+, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO