Fortaleza rebate acusações de Textor sobre manipulação: "Absurdas e infundadas"
John Textor afirmou que a goleada do Palmeiras sobre o Fortaleza, por 4 a 0, na Série A de 2022, foi um jogo manipulado e que quatro jogadores do Tricolor teriam participação no esquema, mas não apresentou qualquer provaO Fortaleza Esporte Clube repudiou as acusações do dono da SAF do Botafogo, John Textor, acerca de um suposto esquema de manipulação de resultados. Em posicionamento divulgado no X (antigo Twitter) nesta terça-feira, 2, o clube cearense apontou que as declarações são “absurdas e infundadas”.
John Textor afirmou que a goleada do Palmeiras sobre o Fortaleza, por 4 a 0, na Série A de 2022, foi um jogo manipulado e que quatro jogadores do Tricolor teriam participado. Mas, não apresentou nenhuma prova. Naquele ano, posteriormente, o Verdão se sagrou campeão brasileiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Textor publicou nessa segunda, 1º, um relatório no qual explica que para chegar a essas conclusões foram usadas “grandes especialidades e inteligência artificial”, as quais apontaram comportamentos anormais de jogadores do Fortaleza. Entretanto, no documento divulgado pelo CEO do Botafogo, não há provas que certifiquem participação de atletas do Leão ou que tenha ocorrido fraude.
Leia mais
Após posicionamento nas redes sociais, o Fortaleza divulgou uma nova nota sobre o caso e prometeu medidas judiciais contra o estadunidense.
Veja nota atualizada do Fortaleza
“O Fortaleza repudia de forma veemente as declarações do Sr. John Textor, dono da SAF do Botafogo, que acusa atletas do tricolor de estarem envolvidos em esquema de manipulação de resultados.
Lamentamos que essas afirmações proferidas, sem a apresentação de quaisquer provas, possam macular a reputação de nossa instituição centenária, gerando assim danos na imagem do clube. Não acreditamos nessa forma de fazer futebol, preferimos o caminho da verdade, e caso o Sr. John Textor tenha provas, que as apresente para que os culpados sejam punidos.
O Fortaleza Esporte Clube espera que tudo seja esclarecido de forma legal, e caso necessário, tomará todas as medidas judiciais cabíveis.”
> O trecho que cita que as acusações são "absurdas e infundadas" foi removido na nota oficial, mas mantido nas redes sociais do Fortaleza EC.
Veja relatório de John Textor contendo as acusações
“A CBF (e autoridades judiciais no Brasil) recebeu notificação por dois e-mails separados durante a tarde de 16 de maio de 2023, alertando tais autoridades sobre a óbvia manipulação do jogo que alterou o resultado do jogo acima, alterando assim o resultado do próprio Brasileirão de 2022 .
O jogo Palmeiras x Fortaleza de novembro de 2022 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos quatro jogadores do Fortaleza. Vários outros jogadores exibiram desvios anormais em situações-chave de marcação de gols, embora apenas quatro jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo. Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, para além dos jogadores específicos identificados.
Ressalte-se que a falta de resposta da CBF e de outros certamente deveria ser considerada um fator contribuinte para a corrupção que viria no Brasileirão de 2023. A pergunta deve ser feita…será que o maior desempenho do primeiro tempo do campeonato, na história do Brasil, teria se tornado o “maior colapso da história do futebol mundial”, se a CBF tivesse optado por agir com base em indícios claros de manipulação de jogos que poderiam foram confirmados já em maio de 2023?”