Conheça os adversários do Fortaleza na fase de grupos da Sul-Americana
Leão do Pici irá enfrentar tradicional Boca Juniors, altitude de quase 4 mil metros contra o Potosí e 'sede' do novato Trinidense
21:37 | Mar. 18, 2024
O Fortaleza conheceu, na noite desta segunda-feira, 18, os adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em uma chave com Boca Juniors-ARG, Real Potosí-BOL e Sportivo Trinidense-PAR, o Tricolor do Pici terá de enfrentar novatos e veteranos, mas também terá como obstáculos a altitude do terceiro estádio mais alto do mundo e a conhecida atmosfera de La Bombonera. Veja o perfil geral de cada um dos oponentes:
Boca Juniors-ARG
Tradicional em torneios da Conmebol, o Boca Juniors é o atual vice-campeão da Copa Libertadores. Apesar da derrota para o Fluminense, em novembro de 2023, o Xeneize é o recordista em participações em finais do certame continental e o segundo clube com mais títulos na competição, atrás apenas do conterrâneo Independiente.
O time azul e ouro não conquista um título continental, no entanto, desde 2008, quando venceu a Recopa após a conquista da Libertadores em 2007. De lá para cá, as conquistas somadas foram apenas a nível nacional.
Hoje presidido por Juan Román Riquelme, o clube tem como camisa 10 o uruguaio Edinson Cavani. O clube também tem ao seu favor a temida atmosfera de La Bombonera.
Real Potosí-BOL
O estádio Víctor Agustín Ugarte é um dos principais protagonistas das campanhas do Potosí em jogos da Libertadores ou da Copa Sul-Americana. A arena esportiva onde o time boliviano manda seus jogos é a mais alta do mundo, a poucos mais de 4 mil metros de altitude.
Deste modo, quando equipes brasileiras vão enfrentar o grupo, é necessária uma logística ainda mais complexa que o normal. Além da cidade pequena onde o time atua, os times também precisam se abastecer na equipe médica com cilindros de oxigênio.
Muitos clubes brasileiros que já enfrentaram tal altitude tiveram que criar todo um aparato médico para os atletas, com trabalhos de hiperventilação, como foi o caso do Fluminense, em 2018.
Sportivo Trinidense-PAR
Fundada em 1935, a equipe paraguaia se classificou para a Copa Sul-Americana após cair para o Colo-Colo na fase prévia da Libertadores. O time conquistou a classificação no primeiro torneio continental ao ser finalista da Copa Paraguai, onde foi derrotado nos pênaltis pelo Libertad em dezembro de 2023.
O Trinidense vive, no entanto, uma ascensão em sua história. Em 2022, a equipe disputou a segunda divisão nacional, mas conquistou o acesso à elite. Em 2023, o grupo terminou o torneio local na 7ª colocação, com sete vitórias, seis empates e nove derrotas após 22 jogos, além de ser finalista na Copa Paraguai.