Adversário do Fortaleza, Retrô nunca passou da 2ª fase da Copa do Brasil

Atualmente na sua terceira participação na competição nacional, o time pernambucano caiu duas vezes na segunda fase - para Corinthians, em 2021, e para Tombense, em 2023

Com menos de dez anos desde a sua fundação, o Retrô Futebol Clube visita o Fortaleza nesta quinta-feira, 14, na Arena Castelão, em busca de fazer história na Copa do Brasil: o clube nunca conseguiu avançar além da segunda fase da Copa do Brasil.

Atualmente na sua terceira participação na competição nacional, o time pernambucano caiu duas vezes na segunda fase - para Corinthians, em 2021, e para Tombense, em 2023.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em sua segunda participação seguida no torneio, o Retrô conta com a boa fase neste início de temporada para encarar o duelo contra o Tricolor. Em 2024, o adversário do Leão do Pici acumula sete vitórias e três derrotas em 13 jogos.

Boa fase no estadual

Comandado pelo experiente Roberto Fernandes, técnico de 52 anos que já treinou times como Náutico e Santa Cruz, o Retrô fez uma boa campanha no Campeonato Pernambucano de 2024, terminando a fase classificatória em segundo lugar geral, atrás apenas de Sport.

Na fase de grupos, o Retrô superou o Sport na Arena Pernambuco por 4 a 2.

Roberto Fernandes foi anunciado pela Fênix de Camaragibe no dia 24 de janeiro após saída de Vinícius Bergantin. O atual comandante azulino perdeu somente uma partida desde sua chegada, justamente a partida mais recente do clube, no primeiro jogo da semifinal do estadual, contra o Náutico, no domingo, 10.

Até a derrota por 1 a 0 na partida de ida da semifinal do Pernambucano, o Retrô acumulava uma sequência invicta de sete partidas, incluindo vitória sobre o próprio Náutico na fase de grupos.

Veteranos e destaques

O treinador de 52 anos tem em mãos um elenco bem experiente e com nomes conhecidos no cenário nacional.

Um dos destaques do elenco é o atacante Fernandinho, com passagens por Grêmio, Flamengo, Atlético-MG São Paulo.

Aos 38 anos, o atacante é o vice-artilheiro da equipe pernambucana, atrás somente de outro jogador experiente: Giva, ex-promessa da base do Santos, com passagens por Coritiba, Ponte Preta, CSA, entre outros.

Atualmente com 31 anos, Giva lidera a artilharia do Retrô com sete gols neste ano.

Além deles, os volantes Jonas, Rômulo e Jean também compõem o elenco do Retrô. Desses, o terceiro foi o que mais se destacou nacionalmente, sendo campeão do Brasileirão quatro vezes - 2008 pelo São Paulo, 2012 pelo Fluminense e 2016 e 2018 pelo Palmeiras.

O jogador ainda tem passagem pela seleção brasileira e fez parte do elenco campeão da Copa das Confederações de 2013.

Jonas e Rômulo tiveram boas passagens por Flamengo e Vasco, respectivamente. O segundo, inclusive, foi medalha de prata nas Olímpíadas de 2012, quando defendeu a Seleção Brasileira.

Ex-Fortaleza, Leonan também integra o plantel do time pernambucano. Campeão da Série B 2018 pelo Leão, o jogador passou por Botafogo-SP, Avaí, Santa Cruz, Portuguesa-RJ e Remo antes de assinar com o Retrô.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Retrô Fortaleza Copa do Brasil veteranos experientes destaques

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar