FCF vai recorrer da decisão do STJD e pedirá exclusão do Sport da Copa do Nordeste

A Federação Cearense de Futebol quer a pena máxima do artigo 213, que determina que o clube mandante tenha responsabilidade com a segurança do time visitante, incluindo o trajeto de chegada e saída da delegação

14:47 | Mar. 12, 2024

Por: Mateus Moura
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 22-02-2024: Delegação do Fortaleza chega ao aeroporto logo apos um atentado depois do jogo contra o Sport em Recife dentro do onibus. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (foto: Samuel Setubal)

Após o Sport ser punido pelo STJD com oito jogos de portões fechados e multa de R$ 80 mil no julgamento do caso do atentado à delegação do Fortaleza, ocorrido no dia 22 de fevereiro, a Federação Cearense de Futebol informou, em nota oficial, que irá recorrer pedindo a pena de exclusão do Rubro-Negro da Copa do Nordeste.

No comunicado, a FCF destacou que irá buscar o cumprimento do artigo 213 do Código Brasileiro De Justiça Desportiva, que determina que o clube mandante tenha responsabilidade com a segurança do time visitante, incluindo o trajeto de chegada e saída da delegação.

+ Sport é punido com oito jogos de portões fechados e multa de R$ 80 mil após atentado

“A Federação Cearense de Futebol informa que vai recorrer pedindo a pena de exclusão do clube pelo artigo 205, assim como a pena máxima do artigo 213. Parabeniza a atuação corajosa do Tribunal por ter enfrentado o assunto e entender que a Lei Geral do Esporte determina que o clube mandante tem responsabilidade com a segurança do clube visitante, do trajeto de chegada a saída do clube da cidade, criando um precedente importante que segue o entendimento da Conmebol e da FIFA”, diz a nota da FCF, assinada por Eugênio e Leandro Vasques, diretores jurídicos da entidade.

No julgamento promovido pelo STJD, apenas um membro da comissão disciplinar considerou a exclusão do Sport da Copa do Nordeste. Washington Oliveira utilizou o artigo 213, citado pela FCF, como base para embasar seu argumento pela expulsão do time pernambucano.

Na audiência, realizada de forma remota, a comissão disciplinar decidiu, por maioria, aplicar o artigo 205 do Código Brasileiro De Justiça Desportiva ao Sport. Com isso, o clube foi penalizado com oito jogos com portões fechados como mandante. A carga de ingresso como visitante também segue afetada até o cumprimento da punição.

Relembre o atentado

Após o empate entre Fortaleza e Sport na noite do dia 21 de fevereiro, em partida válida pela Copa do Nordeste, o ônibus que levava a delegação do time cearense foi atacado com pedras e bombas por membros da torcida organizada do Sport.

+ Paz relata 1.200 lesões e choro de jogadores após atentado: "Vi a morte perto de mim"

Na ocasião, jogadores e comissão técnica sofreram escoriações e alguns jogadores, entre eles Gonzalo Escobar e Titi, tiveram lesões mais sérias e seguem sem relacionados para os jogos do Tricolor.

Para além das lesões físicas, o CEO do clube, Marcelo Paz, relatou que o dia a dia em Centro de Excelência Alcides Santos seguia triste com o atentado. Abalado emocionalmente, o atacante Thiago Galhardo foi afastado pelo clube para cuidar de sua saúde mental e já voltou à rotina do clube.