Fortaleza não avança em negociação com Vargas e deve buscar outro atacante
Leão esbarra em alto salário do atacante chileno do Atlético-MG, recua em conversas e procura novo nome no mercado da bola até o próximo dia 7 de março
20:24 | Fev. 28, 2024
Alvo tricolor para reforçar o setor ofensivo, o chileno Eduardo Vargas não deverá desembarcar no Pici. O Esportes O POVO apurou que o Fortaleza não avançou na negociação com o experiente atacante do Atlético-MG e busca outro nome no mercado da bola antes do fechamento da janela de transferências, no próximo dia 7 de março.
O Leão esbarrou no alto salário do camisa 11, que tem contrato com o Galo até o final deste ano. Os mineiros não colocariam empecilhos para uma liberação em definitivo — o que abriria espaço na folha salarial —, mas não desejam negociá-lo por empréstimo.
Neste caso, portanto, o Fortaleza teria que firmar contrato diretamente com Vargas — provavelmente com maior duração, para compensar os vencimentos em cifras inferiores —, o que fez o departamento de futebol recuar por considerar que pode encontrar nomes mais interessantes nesta condição.
O chileno de 34 anos era avaliado com opção para disputar posição com Lucero e Thiago Galhardo no posto de referência no ataque. Sem Vargas, o Fortaleza deve procurar outro nome para a posição, além de um lateral-esquerdo.
Leia mais
A carreira de Eduardo Vargas
Cria do Cobreloa, no seu país natal, Vargas despontou como revelação do futebol chileno e não demorou a ir para a Universidad de Chile, onde atuou em 2010 e 2011 — neste último ano, inclusive, viveu a melhor fase da carreira, com 30 gols em 50 partidas, e também foi campeão da Sul-Americana. O desempenho o levou para o Napoli, da Itália.
Pouco utilizado no clube europeu, foi emprestado para o Grêmio, em 2013, quando teve a primeira passagem pelo futebol brasileiro. Depois rumou para o Valencia, da Espanha; Queens Park Rangers, da Inglaterra; e Hoffenheim, da Alemanha.
Depois de rodar pela Europa, o atacante desembarcou no México para vestir a camisa do Tigres, onde ficou de 2016 a 2020 — depois foi contratado pelo Atlético-MG. O melhor momento do time da América do Norte foi na temporada 2018/2019, quando fez 17 gols em 49 jogos.
Eduardo Vargas está no Atlético-MG desde 2020. O melhor desempenho pelo Galo foi em 2021, quando atuou 43 vezes, anotou 13 gols e deu quatro assistências, sendo peça importante nas conquistas dos títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Vargas também teve longa passagem pela seleção do Chile, disputando quatro edições da Copa América (foi campeão em 2015 e 2016), uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo, em 2014.