Fortaleza tenta contratação do atacante Eduardo Vargas, do Atlético-MG

Tricolor quer reforçar o setor ofensivo antes do fim da janela de transferências e retoma interesse no experiente chileno, que recebeu novo voto de confiança de Felipão no Galo

A nove dias do fechamento da primeira janela de transferências do futebol brasileiro, o Fortaleza quer reforçar o setor ofensivo do elenco de Juan Pablo Vojvoda. O Esportes O POVO apurou que o clube do Pici retomou o interesse no experiente atacante chileno Eduardo Vargas, do Atlético-MG, e tenta concretizar a contratação nos próximos dias.

O nome do camisa 11 do Galo já estava no radar tricolor desde o mês passado, mas sem avanço nas conversas à época. O contrato de Vargas com o clube mineiro tem duração até dezembro deste ano, o que pode facilitar um acordo entre as equipes para a liberação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O departamento de futebol do Leão avaliou o desempenho das peças de ataque do grupo nos nove primeiros jogos da temporada, prevê maiores dificuldades nas próximas competições (Copa do Brasil, Sul-Americana e Série A) e entende que precisa de mais uma peça.

Com currículo recheado de títulos por clubes e pela seleção do Chile, Vargas é visto como um jogador que pode atuar pelos lados e também como referência no setor ofensivo — este seria o foco principal, para disputar posição com Lucero e Thiago Galhardo. O atleta de 34 anos ainda poderia exercer a função de armador no meio-campo em alguma eventualidade.

A primeira janela de transferências do Brasil se encerra na próxima semana, dia 7 de março (quinta-feira). Para 2024, o Tricolor contratou apenas dois reforços para o setor ofensivo: o meia Luquinhas e o atacante Moisés. O artilheiro do elenco é o polivalente Yago Pikachu, com quatro gols. Lucero, Galhardo, Moisés e Machuca têm duas bolas nas redes cada.

Vargas no Atlético-MG

Eduardo Vargas está no Atlético-MG desde 2020. O melhor desempenho pelo Galo foi em 2021, quando atuou 43 vezes, anotou 13 gols e deu quatro assistências, sendo peça importante nas conquistas dos títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Nas temporadas seguintes, o camisa 11 seguiu sendo acionado, mas teve números modestos no ano passado, convivendo com a reserva na maior parte do tempo. Em 2024, entrou em campo duas vezes: na derrota para o Patrocionense-MG e no empate com o América-MG, ambas pelo Estadual. O intervalo entre as partidas foi justamente de um mês, período em que ficou fora das relações algumas vezes.

Depois da partida contra o Coelho, no último sábado, 24, o atacante chileno ganhou elogios de Felipão, que avisou que pretende bancar sua presença em campo apesar das críticas.

"É o que eu tenho falado com o Vargas e é o que tem acontecido nos treinos. (...) O Vargas vem fazendo por merecer essa oportunidade. Desde quarta-feira eu tenho conversado com o Vargas: 'Mesmo que alguns não gostem da tua forma de jogar, eu vou te dar oportunidade, vou te bancar em determinados momentos de uma partida, só me dá um respaldo. Eu vou contigo até a morte'. E pronto. Foi ótimo que ele entrou. Fiquei satisfeito, gostei muito que ele fez duas, três jogadas excelentes e ele vai ter oportunidades, mais ainda, porque está fazendo por merecer", explicou o treinador.

 

Números de Vargas no Galo:

  • 2020: 16 jogos | 3 gols | 2 assistências
  • 2021: 43 jogos | 13 gols | 4 assistências
  • 2022: 39 jogos | 6 gols | 5 assistências
  • 2023: 31 jogos | 3 gols | 1 assistência
  • 2024: 2 jogos

A carreira de Eduardo Vargas

Cria do Cobreloa, no seu país natal, Vargas despontou como revelação do futebol chileno e não demorou a ir para a Universidad de Chile, onde atuou em 2010 e 2011 — neste último ano, inclusive, viveu a melhor fase da carreira, com 30 gols em 50 partidas, e também foi campeão da Sul-Americana. O desempenho o levou para o Napoli, da Itália.

Pouco utilizado no clube europeu, foi emprestado para o Grêmio, em 2013, quando teve a primeira passagem pelo futebol brasileiro. Depois rumou para o Valencia, da Espanha; Queens Park Rangers, da Inglaterra; e Hoffenheim, da Alemanha.

Depois de rodar pela Europa, o atacante desembarcou no México para vestir a camisa do Tigres, onde ficou de 2016 a 2020 — depois foi contratado pelo Atlético-MG. O melhor momento do time da América do Norte foi na temporada 2018/2019, quando fez 17 gols em 49 jogos.

Vargas também teve longa passagem pela seleção do Chile, disputando quatro edições da Copa América (foi campeão em 2015 e 2016), uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo, em 2014.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube fortaleza saf eduardo vargas clube atletico mineiro mercado da bola fortaleza negociacao vargas atletico-mg

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar