Médico do Fortaleza adota cautela para retorno de atletas feridos: "Vão precisar de um cuidado especial"

Dr. Cláudio Maurício explicou a situação de cada um dos jogadores feridos em atentado ao ônibus do time

Diretor de Saúde e Perfomance do Fortaleza, Dr. Cláudio Maurício detalhou nesta sexta-feira, 23, a situação dos jogadores feridos em atentado ao ônibus do time, ocorrido na última quarta-feira, 21, na Região Metropolitana de Recife.

Em entrevista à TV Leão, canal oficial do clube no Youtube, o especialista ressaltou que, além dos cuidados com a parte física, os atletas também precisarão de apoio psicológico neste momento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"É importante que a gente entenda que não são só os seis atletas que estão mais machucados que têm sequelas. Todos os atletas, comissão e diretoria podem trazer algumas sequelas psicológicas com até um longo prazo. É o que a gente chama de transtorno de estresse pós-traumático", disse.

Na ocasião, Cláudio Maurício ainda revelou que não pode estipular um prazo de retorno dos feridos aos treinamentos, mas adiantou a situação de cada um.

"É difícil dizer quem vai voltar primeiro. João, Sasha e Dudu estão em melhores condições. Titi e Brítez no meio do caminho. Escobar é o que vai ter mais tempo de recuperação. Todos os atletas que presenciaram aquilo vão precisar de um cuidado especial."

Confira a situação de cada um dos feridos:

Gonzalo Escobar

"O Gonzalo Escobar foi o mais machucado fisicamente. Ele teve, além dos cortes na face e na boca, um trauma cranioenfálico. Não sabemos explicar se foi decorrente dos fragmentos da bomba ou pedra. Teve perda transitória de consciência, inclusive deu entrada no hospital inicialmente ficando na UTI. Teve esse primeiro suporte da UTI até ficar um pouco mais consciente." 

"Ele está com um pouco de dor nas regiões machucadas. Ele está bem abatido. Por ter tido um trauma cranioenfálico, vai seguir o protocolo de, pelo menos, uma semana. Vamos dar o máximo de suporte psicológico. Ele está bem abalado. Lucero estava do lado dele e ficou bem abalado. Vamos dar suporte a todos eles [...] Escobar, por pelo menos uma semana, não vamos tê-lo de volta. Ele vai ter que seguir esse protocolo pós trauma crânioencefálico."

Titi

"Titi ainda está com um pequeno fragmento alojado na panturrilha. Vai ser avaliado para que a gente localize esse fragmento, aí fazemos a rececção. Aparentemente ele está bem, conseguindo caminhar ainda com um pouco de desconforto e edema na região."

Emanuel Brítez

"Brítez teve lesões maiores nos dois tornozelos, um deles está bem bastante inflamado com acometimento próximo à região do tendão de Aquiles."

Dudu

"Dudu está com várias pequenas lesões de fragmentos no braço, na perna e na cabeça. Os fragmentos foram retirados ainda em Recife, mas ainda têm as sequelas dos ferimentos."

Lucas Sasha

"Sasha também temos várias lesões por fragmentos na perna e no braço, mas está com uma evolução positiva. Vamos ver se ele já consegue iniciar os treinos mais precocemente." 

João Ricardo

"João Ricardo sofreu um leve trauma na cabeça por algum fragmento maior, além do corte que foi suturado ainda em Recife. Ontem ele estava um pouco melhor. A ideia é respeitar mais alguns dias, pelo menos a primeira fase da cicatrização, para evoluir."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

feridos onibus fortaleza jogadores feridos atentado fortaleza onibus fortaleza atentado recife fortaleza atentado sport

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar