Conmebol divulga data de sorteio da fase de grupos da Sul-Americana 2024
O Tricolor é um dos seis times brasileiros a buscar "A Grande Conquista", como é conhecida a competição
15:33 | Fev. 06, 2024
A Conmebol divulgou na manhã desta terça-feira, 6, a data do sorteio da fase de grupos da Sul-Americana 2024. O Fortaleza conhecerá seus adversários no dia 18 de março.
O Tricolor é um dos seis times brasileiros a buscar “A Grande Conquista”, como é conhecida a competição. Junto do Leão do Pici estão: Atheltico-PR, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá e Internacional.
Vice-campeão da última edição, o Fortaleza dividiu o grupo H em 2023 com San Lorenzo (ARG), Palestino (CHI) e Estudiantes de Mérida (VEN).
Leia mais
Relembre a campanha do Fortaleza na Sula de 2023
A campanha protagonizada pelo Fortaleza na Sul-Americana de 2023 foi repleta de feitos históricos. Sorteado no Grupo H, com San Lorenzo (ARG), Palestino (CHI) e Estudiantes de Mérida (VEN), o Tricolor do Pici foi dominante na chave e avançou como primeiro lugar, com cinco vitórias e uma derrota.
No mata-mata, o Leão superou o tradicional Libertad-PAR nas oitavas de final, o América-MG nas quartas e o Corinthians na semi. Dos três confrontos, o time paraguaio foi quem mais causou dificuldades para os comandados de Vojvoda. Pela primeira vez um clube do Nordeste disputaria a final da Sul-Americana.
+ Retrospectiva 2023: Fortaleza conquista penta inédito, vice da Sula e novo G-10 da Série A
Para a grande decisão, claro, a mobilização da torcida e do clube foram imensos. O jogo valendo a taça continental contra a LDU-EQU aconteceu no dia 28 de outubro, no Estádio Domingo Burgueño, no Uruguai, local onde o Leão disputou a segunda fase da pré-Libertadores no início do ano.
Diante do momento histórico, centenas de tricolores viajaram para o país vizinho, das mais diferentes formas. Dias dentro de ônibus, avião, torcedores cearenses que moram em outros países. Teve até gente fazendo o percurso de Fortaleza para Punta Del Este de moto.
A expectativa dos cearenses era alta, assim como a confiança no título. Do outro lado, a tradicional LDU, conhecida no continente por ser carrasco de clubes brasileiros em finais. Pelas ruas de Punta del Este, pessoas trajadas com camisas do Fortaleza eram vistas com uma enorme frequência.
Na disputa dentro de campo, o Tricolor teve muitas possibilidades para vencer. Saiu na frente do placar durante os 90 minutos e criou situações em que poderia ter ampliado. Sofreu o empate e viu a decisão ir para os pênaltis. Nela, entre acertos e erros nas cobranças, Pedro Augusto teve a bola do jogo. Bastava fazer para conquistar o título, mas o goleiro equatoriano se sobressaiu.
No fim, com o pênalti desperdiçado por Brítez nas alternadas, o título ficou com a LDU. O vice-campeonato, entretanto, não apagou a incrível campanha do Fortaleza na Sul-Americana. O sentimento local, embora de tristeza, também foi de orgulho.