Projeto para base e títulos: Vojvoda cita motivos para extensão de contrato com o Fortaleza

Técnico argentino citou motivos específicos para seguir no Leão do Pici após vitória diante do América-RN por 2 a 1, pela Copa do Nordeste

18:07 | Fev. 05, 2024

Por: Iara Costa
Técnico Vojvoda em treino do Fortaleza no Centro de Excelência Alcides Santos, no Pici (foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

O ciclo de Juan Pablo Vojvoda com o Fortaleza foi, mais uma vez, renovado. Na última sexta-feira, o Leão do Pici divulgou que o técnico permanecerá no clube até o fim de 2025, o que dá ao argentino a oportunidade de implementar no time um projeto ainda mais robusto pelo tempo de contrato.

Após a vitória diante do América-RN, além de comentar sobre o jogo, o treinador especificou o que o manteve no Fortaleza, frisando principalmente os projetos para base e o desejo de títulos. Em uma longa fala, Vojvoda iniciou detalhando que o projeto, que existe desde 2021, tende a ser fortalecido pela base nos próximos anos.

"É um projeto que começou desde 2021 com esta comissão técnica, que continua crescendo ano após ano diante dos objetivos para além dos resultados. Acho que o clube vai continuar crescendo quando os jogadores (da base) de Maracanaú começarem a fortalecer o Fortaleza. É o sangue novo que sempre precisamos. O clube para crescer muitas vezes precisa incorporar jogadores (de fora), mas ao longo do tempo vai precisar dessa base", disse ele, que dentro dessa premissa revelou querer ganhar títulos.

O técnico valorizou as conquistas expressivas — ainda que sem troféus — do clube, como a chegada até a final da Copa Sul-Americana, mas especificou que a ideia é conseguir alcançar as taças e não somente chegar perto disso nos próximos anos.

"O clube está nesse caminho e, bom, eu quero também ganhar e conseguir objetivos de resultados e ganhar títulos como conseguimos, mas estou consciente que no futebol somente um ganha. (...) Há situações em que o primeiro não ganha o título e ainda assim se fez as coisas bem. Necessitamos e queremos conquistar títulos e conseguir objetivos de resultado, mas também é importante como clube conseguir uma estrutura de estabilidade e que essa estabilidade ajude nos objetivos de resultado, mas dando passo a passo", exemplificou ele.

Citando as estruturas, Vojvoda acentuou ainda que, apesar da boa estrutura física, o clube tem a ciência que também é preciso fortalecer a base.

"Estamos em um clube que tem uma boa estrutura e quando falo não é somente da estrutura física de edifícios, academia, campo de treino, mas também de uma estrutura de futebol profissional e temos que melhorar nossa estrutura de base para a partir daí se converter em um clube de futebol que pode sustentar sozinho".

Dentro desse projeto de fortalecimento de base, Vojvoda apresentou que acredita que o clube pode ter um forte futuro ao apostar na base no presente. "O Fortaleza é um clube grande e a torcida vai exigir resultados também pensando em um futuro e não só nos próximos seis meses, mas num futuro de 3 ou 4 anos. Um jogador como Kervin de 18 anos e Kauan de 19 anos, se pensa em futuro de três ou quatro anos então isso é uma estrutura de futebol que pode fazer o Fortaleza crescer também", finalizou o argentino.