Em jogo de ataque contra defesa, Fortaleza vence Horizonte na estreia do estadual
Com o resultado, o Leão do Pici assume a liderança provisória do Grupo A do Cearense com três pontos
18:37 | Jan. 20, 2024
O Fortaleza venceu o Horizonte por 2 a 0 neste sábado, 20, na Arena Castelão, em Fortaleza–CE, pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Cearense. Leo Ceará, zagueiro horizontino, marcou contra aos 16 minutos do 2° tempo, enquanto Kervin Andrade, nos acréscimos, ampliou.
Com o resultado, o Leão do Pici garante os primeiros três pontos no Grupo A do Cearense. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Barbalha, na Arena Romeirão, em Juazeiro. O duelo será disputado no domingo, 28, às 17h30min (de Brasília).
Fortaleza 2 x 0 Horizonte: o jogo
Escalado com o time-base que finalizou a temporada em 2023, com exceção de Bruno Pacheco, o Fortaleza iniciou a temporada diante do Horizonte controlando as ações no meio-campo e encurtando o espaço do Galo do Tabuleiro, neutralizando, assim, as opções de passe dos visitantes. O Leão do Pici, porém, esbarrou na marcação imposta pelo clube da Região Metropolitana e, durante os 15 minutos iniciais, não conseguiu construir chances claras.
A primeira finalização a gol veio aos 21 minutos com Marinho. O camisa 11 cobrou falta e parou em Marcel. O ponta-direito, inclusive, travou um duelo particular com o arqueiro horizontino.
Aos 28, Moisés, em jogava individual pela esquerda e cortando para dentro, finalizou para mais uma defesa de Marcel. No lance seguinte, Marinho cobrou escanteio, Tinga desviou para a pequena área e Lucero completou acertando o travessão.
A equipe horizontina, compactada defensivamente, não conseguia conectar os setores. Defensivamente, o Horizonte conseguiu controlar os avanços do Fortaleza, mas não chegou próximo da meta defendida por João Ricardo.
Aos 45 minutos, Marinho quase abriu o marcador para o Leão do Pici no último lance do primeiro tempo, após receber cruzamento de Pochettino e finalizar cruzado para, mais uma, defesa de Marcel.
O Fortaleza retornou para a etapa decisiva pressionando ainda mais o Horizonte em busca de abrir o marcador, mas seguia pecando no último passe. Encaixotado na marcação do Galo, o time de Vojvoda passou a arriscar mais de fora da área. Aos 13, Pochettino tentou de média-longa distância, mas mandou à esquerda de Marcel.
Três minutos depois, aos 16, o zagueiro Leo Ceará tentou cortar o cruzamento de Calebe e mandou contra o próprio gol, abrindo o marcador para o Fortaleza. O tento assinalado trouxe mais confiança ao Leão do Pici: aos 20, Lucero arriscou, mas parou em Marcel.
A desvantagem no placar fez com que o Horizonte saísse mais para o campo ofensivo, oferecendo espaço para os velocistas do Fortaleza. Com o passar da etapa decisiva, Vojvoda realizou modificações no setor de ataque, colocando Pikachu e Pedro Rocha nas vagas de Marinho e Moisés, respectivamente.
E logo após entrar, Pikachu teve a oportunidade de ampliar o marcador, aos 22 minutos, mas isolou cara a cara com Marcel.
Buscando o empate em transições, o Horizonte chegou pela primeira vez a meta de João Ricardo aos 33 minutos, com Leozinho avançando em velocidade e finalizando para a defesa do arqueiro leonino.
A equipe do Horizonte buscava oferecer perigo ao Fortaleza e Dedé, na reta final, arriscou finalização, mas parou no arqueiro do Leão. Nos acréscimos, Kervin Andrade recebeu de Pikachu e ampliou o marcador, garantindo a vitória do Fortaleza na estreia.
Fortaleza 2 x 0 Horizonte | Ficha Técnica
Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Escobar; Lucas Sasha (Kauan), Pochettino e Calebe (Machuca); Marinho (Pikachu), Moisés (Pedro Rocha) e Lucero (Kervin Andrade). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Horizonte
4-3-3: Marcel; Berg, Bruno Miranda, Leo Ceará e Zé Carlos; Jeferson (Emerson Ocara), Dedé e Leozídio (Cebolinha); Claudevan (Leozinho), Mima (Erik) e Natan (Jeff Silva). Técnico: Filinto Holanda.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Raimundo Rodrigues de Oliveira Júnior
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Jose Moracy de Sousa e Silva
Quarto Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez
Gols: Leo Ceará (contra — 16'2°T) e Kervin Andrade (47'2°T)
Cartões amarelos: N/A
Cartões vermelhos: N/A