Diego Costa, ex-Botafogo, é oferecido, e Fortaleza avalia contratação

Após saída do Glorioso, atacante naturalizado espanhol está livre no mercado da bola e tem nome sugerido ao Tricolor. Jogador defendeu Atlético de Madrid e Chelsea e disputou duas Copas do Mundo

11:50 | Jan. 19, 2024

Por: Afonso Ribeiro
Atacante Diego Costa comemora gol no jogo Botafogo x Bahia, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023 (foto: Vitor Silva/Botafogo)

Com sete nomes no elenco para o setor ofensivo, o Fortaleza ainda pode reforçar a posição nesta janela de transferências. O atacante Diego Costa, que disputou duas Copas do Mundo pela Espanha e estava no Botafogo, foi oferecido ao clube do Pici, que avalia a contratação do jogador de 35 anos. No cenário atual, a tendência é que não haja avanço nas conversas para a contratação, apurou o Esportes O POVO.

A informação do contato entre o Tricolor e o sergipano naturalizado espanhol foi divulgada inicialmente pela Itatiaia. O camisa 19 não renovou contrato com o Botafogo ao final da temporada passada, está livre no mercado da bola e teve o nome sugerido ao Leão pelo seu estafe.

Até o momento, o Fortaleza contratou quatro jogadores para 2024: o goleiro Santos, ex-Flamengo; o zagueiro Tomás Cardona, que estava no Defensa y Justicia, da Argentina; o meia Luquinhas, do New York Red Bulls, dos Estados Unidos; e o atacante Moisés, após breve passagem pelo Cruz Azul, do México.

 

A carreira de Diego Costa

Nascido em Lagarto (SE), Diego Costa fez carreira na Europa. A porta de entrada foi Portugal, onde defendeu Penafiel e Braga. Na sequência, rumou para a Espanha e vestiu as camisas de Celta de Vigo, Albacete, Valladolid, Rayo Vallecano e Atlético de Madrid.

Foi no Atleti, entre 2012 e 2014, que o atacante viveu a melhor fase de carreira — teve nova passagem por lá entre 2017 e 2021. Na temporada 2012/2013, anotou 20 gols e deu nove assistências em 44 jogos disputados; no períogo 2013/2014, foram 52 partidas, 36 bolas nas redes e quatro passes para os companheiros. O desempenho o levou a ser convocado para a Copa de 2014, no Brasil, e a ser contratado pelo Chelsea, da Inglaterra.

Diego Costa também teve bons números pelos Blues: 21 tentos e quatro assistências em 37 duelos na temporada 2014/2015; 16 gols e sete passes decisivos em 2015/2016; e 22 bolas nas redes e sete assistências em 42 confrontos em 2016/2017. Em alta, foi novamente chamado para o Mundial de 2018, na Rússia: entrou em campo quatro vezes e marcou três gols.

A primeira passagem pelo futebol brasileiro foi em 2021, quando vestiu a camisa do Atlético-MG e participou dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. O atacante entrou em campo em 19 ocasiões, anotou cinco tentos e deu uma assistência. Após deixar o Galo, ficou nove meses sem clube até acertar com o Wolverhampton, da Inglaterra, em curta passagem: 25 partidas e apenas um gol.

O brasileiro naturalizado espanhol deixou o clube inglês em junho do ano passado e, em agosto, foi contratado pelo Botafogo para disputar posição com Tiquinho Soares. O camisa 19 defendeu o Glorioso na Série A e na Copa Sul-Americana, foi acionado em 15 partidas e balançou as redes três vezes. Sem acordo para renovação de contrato, deixou o clube carioca ao final de 2023.

Fortaleza: opções para o ataque

Além dos pontas — Yago Pikachu, Marinho, Moisés, Machuca e Pedro Rocha —, o técnico Juan Pablo Vojvoda conta com dois nomes para o posto de referência no ataque: Lucero e Thiago Galhardo. O argentino Silvio Romero, que era a terceira opção, não fazia parte dos planos para 2024 e deixou o Pici.