Fortaleza vende atacante Gustavo Coutinho ao Sport por R$ 7 milhões
Atacante de 24 anos, artilheiro da última edição da Série B, tem 70% dos direitos econômicos adquiridos pelo Leão da Ilha do Retiro. Tricolor mantém 30%
20:49 | Jan. 13, 2024
Na noite deste sábado, 13, o Fortaleza confirmou a venda do atacante Gustavo Coutinho para o Sport. O clube do Pici receberá R$ 7 milhões por 70% dos direitos econômicos do jogador de 24 anos, que já passou pela equipe do Recife em 2022.
O Tricolor receberá metade do pagamento nesta temporada e a outra metade em 2025, além de manter 30% dos direitos do centroavante — o vínculo com o Leão do Pici tinha duração até dezembro deste ano. Coutinho assinou contrato com o Rubro-Negro por quatro temporadas.
Em 2023, Gustavo Coutinho disputou 37 partidas pelo Atlético-GO, entre Campeonato Goiano e Série B, com 16 gols marcados e quatro assistências concedidas. O camisa 9 foi o artilheiro da Segundona, com 14 tentos. O desempenho atraiu o interesse de equipes do exterior, mas o Sport levou a melhor.
Leia mais
Na primeira passagem pelo Leão da Ilha do Retiro, Coutinho entrou em campo 16 vezes, anotou dois gols e deu uma assistência. Agora, o centroavante carioca disputará posição com Zé Roberto, ex-Ceará.
A trajetória de Gustavo Coutinho
Entre idas e vindas no elenco profissional do Fortaleza, o atacante foi emprestado pela primeira vez em 2019, quando defendeu a Cabofriense em 13 jogos e marcou nove gols. No ano seguinte, antes de retornar ao Leão, anotou mais quatro tentos em nove partidas pelo clube do Rio de Janeiro.
Em 2021, Gustavo Coutinho defendeu o Tricolor no profissional — inclusive balançou as redes em uma oportunidade — e no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em que fez oito gols em oito confrontos. O desempenho atraiu o interesse do Operário-PR, que o contratou para a Série B. Foram nove jogos disputados, mas sem gols.
No início de 2022, Coutinho foi emprestado ao Botafogo-PB. No clube paraibano, o centroavante marcou 19 gols, além de ter dado uma assistência. O bom desempenho no Belo atraiu olhares do Sport, que contratou o jovem nos mesmos moldes naquele ano. Em 2023, o aatcante vestiu a camisa do Atlético-GO.