Flamengo libera, e Santos se apresentará ao Fortaleza na próxima semana

Rubro-Negro antecipa saída do arqueiro, que chegará ao Pici na próxima segunda, 15, ou terça-feira, 16. Contrato com o Tricolor será até o final de 2026

18:24 | Jan. 12, 2024

Por: Afonso Ribeiro
Goleiro Santos no jogo Flamengo x Coritiba, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023 (foto: Paula Reis / Flamengo)

Três dias após as assinaturas dos contratos, Flamengo e Fortaleza chegaram a um acordo pela antecipação da liberação do goleiro Santos. Com a venda já concretizada, o Rubro-Negro permitiu a saída imediata do jogador, que já é aguardado pelo Tricolor no Pici no início da próxima semana, apurou o Esportes O POVO.

Na última terça-feira, 9, as três partes selaram o acordo com a finalização da parte burocrática da transação, incluindo assinatura de documentos. Inicialmente, o arqueiro de 33 anos ficaria no Ninho do Urubu até 31 de janeiro, estando à disposição para disputar jogos do Campeonato Carioca, e teria vínculo com o Leão a partir de 1º de fevereiro.

Os clubes seguiram em tratativas, e o Flamengo antecipou a rescisão do contrato com o camisa 1. A posição já havia sido sinalizada pelo vice-presidente de futebol Marcos Braz e pelo executivo de futebol Bruno Spindel em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 12.

O Fortaleza pagará 1 milhão de dólares (cerca de R$ 4,91 milhões na cotação atual) pela aquisição, além da possibilidade de desembolsar mais 300 mil dólares (R$ 1,4 milhão) em caso de cumprimento de metas. O contrato com o goleiro terá duração até o final de 2026.

Santos se apresentará ao novo clube na próxima segunda, 15, ou terça-feira, 16, para realizar exames médicos, avaliações físicas e iniciar os trabalhos na pré-temporada. No Leão, o paraibano disputará posição com João Ricardo, Mauricio Kozlinski e Bruno Guimarães.

Até o momento, o Fortaleza anunciou as contratações do meia Luquinhas (ex-New York Red Bulls, dos Estados Unidos) e do atacante Moisés (ex-Cruz Azul, do México) para 2024. Santos deverá ser o terceiro jogador confirmado pelo clube para a nova temporada.

A carreira de Santos

Cria do Athletico-PR, o goleiro paraibano defendeu o Furacão de 2011 a 2022 e disputou 258 jogos, conquistando três títulos do Campeonato Paranaense (2016, 2018 e 2020), dois da Copa Sul-Americana (2018 e 2021) e um da Copa do Brasil (2019). Além disso, foi campeão olímpico com a seleção brasileira em 2021.

Ainda em 2022, rumou para o Flamengo. Logo na primeira temporada, assumiu a condição de titular, atuando em 37 partidas, e levantou as taças da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2023, jogou 26 vezes, sofreu oscilações e acabou perdendo espaço no elenco.