Santos terá contrato com o Fortaleza a partir de fevereiro e segue no Flamengo em janeiro
Acordo firmado entre os clubes estabelece que goleiro de 33 anos segue vinculado ao Rubro-Negro até o dia 31 deste mês e se apresentará ao Tricolor em fevereiro
10:34 | Jan. 10, 2024
Com a parte burocrática da negociação finalizada na última segunda-feira, 9, após as assinaturas dos contratos de todas as partes, o Fortaleza acertou a compra do goleiro Santos, do Flamengo, mas não terá o reforço de maneira imediata. O Esportes O POVO apurou que o vínculo com o Tricolor tem vigência a partir de fevereiro, e o jogador seguirá no Rubro-Negro neste mês de janeiro.
Inicialmente, o camisa 1 tinha contrato com o clube carioca até o final de 2025, mas aceitou a proposta do Leão, que pagará 1 milhão de dólares (cerca de R$ 4,91 milhões na cotação atual) pela aquisição e firmou acordo por três temporadas. Nas tratativas, ficou estabelecido que o vínculo de Santos com o Flamengo passa a ter duração até 31 deste mês, e o contrato com o Fortaleza será válido a partir de 1º de fevereiro.
O Rubro-Negro realizará parte da pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos, com o elenco principal e usará jogadores das categorias de base — e outras peças do grupo profissional — no início do Campeonato Carioca. Como Rossi e Matheus Cunha viajarão para a América do Norte, Santos será utilizado nas partidas do Estadual.
No início da temporada, portanto, o Leão não terá o novo goleiro à disposição no elenco de Juan Pablo Vojvoda, que conta com João Ricardo, Mauricio Kozlinski e Bruno Guimarães como opções.
Santos é a segunda contratação do Fortaleza na atual janela de transferências. O atacante Moisés, que estava no Cruz Azul, do México, foi repatriado pelo Tricolor. O clube do Pici ainda tem acordo encaminhado para adquirir o meia Luquinhas, do New York Red Bulls, dos Estados Unidos.
Leia mais
Concorrência árabe por Santos
O Fortaleza ainda precisou superar a concorrência no mercado da bola para fechar com o paraibano de 33 anos. Um clube da Arábia Saudita fez proposta pelo jogador, mas o Leão levou a melhor na disputa.
A equipe árabe ofereceu cifras superiores em relação ao que o goleiro ganhava no Rubro-Negro e ao que ganhará no Pici, mas os valores para compra não agradaram ao Flamengo, o que fez a proposta ser recusada.
Quando tirou o camisa 1 do Athletico-PR em abril de 2022, o Flamengo pagou 3 milhões de euros (R$ 15,5 milhões na cotação da época). Logo na primeira temporada, Santos assumiu a condição de titular, atuando em 37 partidas e conquistando Copa do Brasil e Libertadores. Em 2023, atuou em 26 oportunidades, sofreu oscilações e acabou perdendo espaço no elenco.
A carreira de Santos
Cria do Athletico-PR, o goleiro paraibano defendeu o Furacão de 2011 a 2022 e disputou 258 jogos, conquistando três títulos do Campeonato Paranaense (2016, 2018 e 2020), dois da Copa Sul-Americana (2018 e 2021) e um da Copa do Brasil (2019). Além disso, foi campeão olímpico com a seleção brasileira em 2021.
Ainda em 2022, rumou para o Flamengo. Logo na primeira temporada, assumiu a condição de titular, atuando em 37 partidas, e levantou as taças da Copa do Brasil e da Libertadores. Em 2023, jogou 26 vezes, sofreu oscilações e acabou perdendo espaço no elenco.
Atualizada às 10h49min