Fortaleza mira contratação do volante Gabriel Neves, do São Paulo

Meio-campista uruguaio está no clube do Morumbi desde 2021 e não faz parte dos planos para esta temporada. Leão busca substituto para Caio Alexandre

17:51 | Jan. 10, 2024

Por: Afonso Ribeiro
Volante Gabriel Neves no jogo Palmeiras x São Paulo, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023 (foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Em meio às negociações com Bahia e Corinthians para a venda de Caio Alexandre, o Fortaleza se movimenta no mercado da bola para repor a saída do camisa 8, titular absoluto na última temporada e um dos destaques do time. O Esportes O POVO apurou que o Tricolor tem conversas em andamento para a contratação do volante uruguaio Gabriel Neves, do São Paulo.

O elenco de Juan Pablo Vojvoda conta com Zé Welison, Lucas Sasha, Pedro Augusto, Pochettino e Hércules (em recuperação de lesão no joelho) como opções para o setor. Sem Caio Alexandre, o Leão mira outro nome e considera Neves boa opção.

O camisa 20 tem contrato com a equipe do Morumbi até o final de 2025, mas não está nos planos para esta temporada e discute rescisão em comum acordo. O meio-campista também interessa ao Independiente, da Argentina, a pedido do técnico Carlos Tévez.

Gabriel Neves, de 26 anos, é cria do Nacional, do Uruguai, onde atuou de 2017 a 2021 no time profissional. Foram 90 partidas disputadas no total, com quatro gols marcados e duas assistências. O desempenhou atraiu o interesse do São Paulo, que o contratou ainda em 2021.

Na primeira temporada pelo clube paulista, o uruguaio fez 12 jogos. No ano seguinte, entrou em campo em 28 ocasiões. Já em 2023, Neves foi acionado em 36 confrontos e balançou as redes uma vez. O camisa 20 não seria utilizado por Dorival Júnior neste ano e nem se reapresentou no último fim de semana para o início da pré-temporada — o treinador, porém, deixou o Morumbi e rumou para a seleção brasileira.

Fortaleza conta com seis estrangeiros no elenco: o português Tobias Figueiredo e os argentinos Gonzalo Escobar, Brítez, Pochettino, Lucero e Machuca. O limite estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é de sete jogadores de outras nacionalidades entre os relacionados para uma partida das competições nacionais.

A novela Caio Alexandre

Um dos principais nomes do Fortaleza em 2023, Caio Alexandre despertou o interesse de outras equipes brasileiras no mercado da bola. O Palmeiras saiu na frente, ainda em novembro, mas não chegou a um acordo em relação aos valores. Agora, Bahia e Corinthians estão na disputa, com ofertas semelhantes para tentar comprar o volante.

Fortaleza: mercado da bola para 2024

Até o momento, para a temporada 2024, o Fortaleza repatriou o atacante Moisés, que estava no Cruz Azul, do México, e adquiriu o goleiro Santos, do Flamengo. O arqueiro, porém, permanecerá no clube carioca até o dia 31 de janeiro e se apresentará ao Leão em fevereiro. A equipe do Pici ainda tem acordo encaminhado com o meia Luquinhas, do New York Red Bulls, dos Estados Unidos.