Luquinhas já foi alvo do Fortaleza em 2022 e revelou "sonho de jogar o Brasileirão"

Meio-campista brasileiro, que iniciou carreira na Europa e agora atua nos Estados Unidos, admitiu desejo de disputar a Série A. Tricolor tenta contratá-lo do New York Red Bulls

18:35 | Jan. 02, 2024

Por: Afonso Ribeiro
Meia Luquinhas em jogo do New York Red Bulls, dos Estados Unidos (foto: New York Red Bulls)

Em negociação com o Fortaleza para a temporada 2024, o meia Luquinhas, do New York Red Bulls, dos Estados Unidos, já foi alvo do clube do Pici em 2022 e disse ter o "sonho desde pequeno" de jogar o Campeonato Brasileiro, mas, naquele momento, optou por seguir o desejo da esposa de morar no país norte-americano.

Àquela época, o camisa 82 estava de saída do Légia Varsóvia, da Polônia, após ser agredido por torcedores do clube. Na equipe europeia, o brasileiro atuou por três temporadas e conquistou dois títulos nacionais, mas passou a procurar novo destino depois do episódio de violência e, antes de acertar com o NY Red Bulls, foi procurado pelo Tricolor.

"Lá (na Polônia) o bicho pega. Não sei se vocês ficaram sabendo de uma situação comigo, acho que isso foi até a chave para eu ser negociado. Os torcedores entraram no ônibus e acabaram me agredindo... Então isso tem como ter rescisão e tudo, mas eu conversei com o presidente. O Legia foi o que abriu a porta para mim, me abraçou, então eu não podia sair rescindindo contrato, não queria sair assim. Tive três anos incríveis lá, fui campeão duas vezes, os torcedores gostavam de mim, eu gostava dos torcedores, mas infelizmente aconteceu isso", relatou Luquinhas em entrevista ao canal Território MLS, em junho de 2022.

"Então eu vi que era a hora de eu sair e foi quando apareceu o New York. Antes disso tinha aparecido o Fortaleza. Eu tenho o sonho de jogar o Brasileirão desde pequeno, mas a minha esposa tinha o sonho de morar nos Estados Unidos. Então eu falei: 'Vou realizar primeiro o sonho dela, depois eu realizo o meu' (risos)", completou o meia, que nunca atuou no futebol brasileiro.

Luquinhas de volta à mira tricolor para 2024

Em busca de um meio-campista ofensivo, o Fortaleza voltou as atenções para a Major League Soccer (MLS), competição que envolve times dos Estados Unidos e do Canadá, de onde veio Caio Alexandre, uma das principais peças da equipe de Vojvoda, e onde estava Savarino, alvo do clube no meio do ano passado. Agora, o Leão ainda conta com o reforço do executivo de futebol Bruno Costa, que trabalhou nos EUA por oito anos.

Luquinhas está no NY Red Bulls desde 2022 e tem contrato até o final desta temporada, com opção de renovação para o ano que vem. O meia de 27 anos, nascido em Ceilândia (DF), é titular e um dos destaques da equipe, com um total de 70 jogos disputados em dois anos. O nome do camisa 82 está em pauta no Pici há algumas semanas e as partes mantêm conversas.

O jogador curte as férias no Brasil. O New York caiu nos playoffs da MLS no início de novembro e voltará a jogar apenas no final de fevereiro, quando estreia na nova temporada da liga.

Conheça Luquinhas, alvo do Fortaleza

Luquinhas, que é meio-campista e também pode jogar como atacante pelos lados, nunca defendeu um time profissional do Brasil. Aos 17 anos, nas categorias de base do Ceilandense, transferiu-se para o Vilafranquense, de Portugal. Ainda atuou por Benfica B e Desportivo Aves no país lusitano.

Em 2019, o meia brasileiro partiu para a Polônia, onde vestiu a camisa do Légia Varsóvia por três temporadas, até se transferir para os Estados Unidos. No primeiro ano pelo New York Red Bulls, Luquinhas atuou 36 vezes, marcou sete gols e deu cinco assistências. Na temporada passada, o camisa 82 fez 34 jogos, três tentos e três passes para os companheiros balançarem as redes.