Fortaleza negocia compra de Pikachu por valor semelhante ao da venda em 2022

Leão vendeu o camisa 22 para o Shimizu S-Pulse, do Japão, por 800 mil dólares no ano passado e agora discute aquisição por cifras nesta faixa, com a cotação da moeda estrangeira mais baixa

Terceiro maior goleador do Fortaleza em 2023, com 13 bolas nas redes, Yago Pikachu aguarda um acordo entre Fortaleza e Shimizu S-Pulse, do Japão, para ficar no Pici em definitivo. O Esportes O POVO apurou que o Tricolor negocia com o clube asiático para desembolsar cifras semelhantes aos 800 mil dólares que recebeu em 2022, quando o jogador fez o caminho inverso e se transferiu para o futebol japonês.

Em julho do ano passado, o camisa 22 foi vendido para o Shimizu pelo montante na moeda estrangeira que correspondia a R$ 4,3 milhões na época. Na cotação atual, os mesmos 800 mil dólares equivalem a R$ 3,9 milhões. O time do Pici mantém conversas para chegar a um consenso em relação aos valores e concretizar a compra do atacante.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"É uma situação que está mais adiantada, de repente a gente conseguir concluir a operação da vinda do Pikachu. Ainda faltam detalhes, mas está mais adiantada", disse o CEO da SAF do Tricolor, Marcelo Paz, em entrevista exclusiva ao Esportes do Povo, da Rádio O POVO CBN, na última quarta-feira, 20.

O polivalente atacante tinha o desejo de atuar no exterior e ficou seduzido pela oferta japonesa na temporada passada, mas não teve sucesso na Ásia: disputou apenas 12 jogos — oito como titular — e viu o clube ser rebaixado para a Segunda Divisão nacional.

No início de dezembro de 2022, ou seja, cerca de 150 dia depois, o Leão anunciou o retorno de Pikachu por empréstimo até o final deste ano, com opção de compra fixada. Em 2023, aos 31 anos, o paraense disputou o maior número de jogos em uma única temporada (74 partidas) e manteve a boa média de participações diretas em gol com a camisa do Fortaleza, ficando atrás apenas de Lucero e Thiago Galhardo.

O camisa 22 manteve a sina de tentos decisivos pelo Tricolor, como nas vitórias sobre San Lorenzo-ARG (3 a 2) e Corinthians (2 a 0), pela Copa Sul-Americana, e diante de Athletico-PR (1 a 0) e outra vez o Timão (2 a 1), pelo Campeonato Brasileiro.

Números de Yago Pikachu pelo Fortaleza:

  • 2021: 50 jogos | 12 gols | 8 assistências
  • 2022: 44 jogos | 17 gols | 8 assistências
  • 2023: 74 jogos | 13 gols | 8 assistências

Negociação com o Shimizu S-Pulse

O desempenho em campo e a identificação do jogador com o clube fizeram o Fortaleza se movimentar para assegurar a compra de Yago Pikachu. Por contrato, a equipe do Pici teria até o final de agosto para sinalizar ao Shimizu se exerceria a opção de compra, mas, em parceria com o estafe do atleta, conseguiu estender o prazo.

Pikachu sinalizou que priorizava a permanência no Pici e viu sentimento recíproco do Tricolor. Em paralelo, o Shimizu S-Pulse foi derrotado pelo Tokyo Verdi nos playoffs e não conseguiu o acesso à elite da J.League. Com a permanência por mais um ano na Segundona do Japão, o clube asiático sabe que o retorno do atacante brasileiro seria improvável e discute a compensação financeira para vendê-lo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza esporte clube fortaleza saf yago pikachu mercado da bola shimizu s-pulse fortaleza compra yago pikachu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar