Marcelo Paz traça objetivos do Fortaleza nas competições em 2024
Dentre as metas, gestor ressaltou como objetivos o título do Campeonato Cearense e a permanência na Série AO CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, listou os objetivos esportivos do clube para 2024 e disse que o Tricolor mira, dentre outros resultados, o sexto título consecutivo do Campeonato Cearense. O gestor citou também a intenção de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.
>>> Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Paz afirmou que as previsões devem ser realistas, pois o futebol “sempre tem o risco de não dar certo”. Além disso, ele frisou a necessidade de alcançar as metas listadas no orçamento, por questões financeiras. As declarações ocorreram em entrevista ao programa CBN Esportes, da rádio CBN, no último domingo, 17.
Abordando o primeiro dos cinco torneios a serem disputados, Paz mencionou a meta de conquistar o título do Campeonato Cearense, o que representaria o hexacampeonato para o Leão. Em 2023, o time teve o mesmo objetivo, o qual foi alcançado contra o rival Ceará.
“A gente quer brigar para ser campeão estadual novamente. Buscar o hexacampeonato. Somos o atual pentacampeão no Estado. É um feito que, para a gente aqui, é muito importante”, relatou.
Regionalmente, o diretor comentou que a intenção é alcançar, no mínimo, a semifinal da Copa do Nordeste. Nesta temporada, a ideia foi a mesma e também veio a ser obtida. O clube caiu nas semis contra o Ceará, após revés por 3 a 2.
A meta é a mínima porque, segundo Paz, a equipe tem potencial para ir mais longe no torneio. “Fortaleza pelo perfil, pelo investimento, tem que chegar pelo menos na semifinal. O certo seria buscar o título”, comentou.
Leia mais
Na Copa do Brasil, o alvo tricolor é atingir as oitavas da competição. Em 2023, o objetivo incluía chegar às quartas, o que não ocorreu: nas oitavas, o Leão caiu para o Palmeiras-SP, com derrota por 3 a 0 fora de casa e triunfo por 1 a 0 na Arena Castelão.
Citando a Sul-Americana, a intenção é alcançar as quartas. Neste ano, a ideia inicial envolvia avançar para a fase de grupos da Copa Libertadores. Como foi eliminado na etapa prévia, o Fortaleza obteve vaga na Sula e chegou à final, mas ficou com o vice ao perder para a LDU-EQU nos pênaltis.
Na Série A, a meta é permanecer na elite, pois isso faz o projeto funcionar. Em 2023, a busca era de classificação para um torneio internacional, o que ocorreu.
Assim, dois objetivos seguem os mesmos (Estadual e Nordestão) e três mudaram (Copa do Brasil, Sula e Série A). Apesar das alterações, nota-se que esportivamente o Fortaleza busca resultados semelhantes, o que é essencial para a consolidação no cenário nacional e internacional.
Um dos reflexos dessa consolidação é que o Leão vai para o sexto ano seguido na elite do Brasileirão. Em quatro das últimas cinco participações, o clube finalizou o torneio entre os dez melhores.