Novo executivo de futebol, Bruno Costa inicia trabalhos no Fortaleza visando 2024

Dirigente deve contribuir ativamente das negociações para a contratação de novos atletas, além de agregar métodos que desenvolveu ao longo da carreira

20:39 | Dez. 18, 2023

Por: João Pedro Oliveira
Bruno Costa, executivo de futebol do Fortaleza, no Centro de Excelência Alcides Santos (foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)

Novo executivo de futebol do Fortaleza, Bruno Costa iniciou suas atividades no Centro de Excelência Alcides Santos nesta segunda-feira, 18. No Pici, o dirigente foi recepcionado pelo presidente do clube, Alex Santiago, CEO, Marcelo Paz, e gerente de futebol, Daniel de Paula.

Na oportunidade, o profissional conheceu as instalações físicas do clube, como salas de preleção, da Comissão Técnica e CIFEC, além de ter seu primeiro contato com alguns funcionários tricolores. Durante a visita, ele ainda conversou com os jogadores Hércules e Pedro Rocha, que seguem realizando atividades na academia.

"A receptividade foi a melhor possível, eles abriram o Clube para mim. Conheci todos do Departamento de Futebol, como o Supervisor Júlio Manso e o Assessor Executivo Marcelo Boeck. Também o Presidente da SAF Geraldo Luciano, que tive oportunidade de conversar antes da minha vinda. Senti o ambiente familiar que tem aqui dentro, que pra mim foi fundamental quando recebi o convite para ser o novo executivo. Então, acho que esse ambiente transferimos para dentro de campo com os jogadores. Tive a oportunidade de conhecer as instalações e ver como os atletas são bem tratados. É um ambiente que procurei pra mim e pra minha família", disse o executivo ao site oficial do Fortaleza.

Com vasta experiência em gestão esportiva, sendo, inclusive, graduado e pós-graduado na área, Bruno chega ao Leão do Pici com contrato válido por três temporadas. Inicialmente, ele terá a missão de participar do planejamento para 2024.

"Muita humildade, muita interação, respeitando todos. Também procurando ajudar dentro dos processos, continuar fazendo o Fortaleza crescer cada vez mais. É uma oportunidade ímpar de você estar em um ambiente tão saudável, com pessoas corretas e que querem o bem do Fortaleza. Então, a única coisa que tenho controle e que posso prometer é muito trabalho e dedicação ao Fortaleza", comentou.

O executivo deve contribuir ativamente das negociações para a contratação de novos atletas, além de agregar métodos que desenvolveu ao longo da carreira. Isso porque entre 2007 e 2010, o profissional foi Executivo das Categorias de Base do Fluminense e somou o título da Copa do Brasil. Além disso, ele ainda acumula passagens pelo Figueirense, onde foi executivo das categorias de base, e pela seleção brasileira, onde foi chefe de scouting de observação - também fazendo análise técnica para a seleção principal.

Depois, Bruno ainda ocupou os cargos de executivo de futebol do Fort Lauderdale Strikers, em 2016, e de diretor de scouting do San José Earthquakes, uma das principais equipes da MLS, entre 2017 e 2023.