Fortaleza será do pote dois na Sula 2024 e pode cair no grupo do Boca Jrs.; veja cenários

Apenas os clubes brasileiros e argentinos já foram definidos para a disputa da Sul-Americana da próxima temporada. Os demais países terão uma seletiva para definir seus representantes

18:22 | Dez. 18, 2023

Por: Mateus Moura
Zagueiro Brítez no jogo Fortaleza x LDU, no Estádio Domingo Burgeño, pela final da Copa Sul-Americana 2023 (foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Com a divulgação do ranking da Conmebol de 2024, ficou definido também os potes que os clubes classificados para a Copa Sul-Americana ocuparão na edição da próxima temporada. O Fortaleza, 39º da lista da entidade, fará parte da chave dois do sorteio e poderá dividir grupo com clubes tradicionais do continente, como Boca Juniors (ARG) ou Racing (ARG).

+ Fortaleza salta 39 posições no ranking da Conmebol e aparece em 39º lugar; Ceará cai para 63º

Brasil e Argentina são os únicos países que possuem os times garantidos na fase de grupos, cada país com seis representantes. São eles: Fortaleza, Athletico, Internacional, Corinthians, Cruzeiro e Cuiabá (Brasil); Boca Juniors, Racing, Defensa y Justicia, Lanús, Belgrano e Argentino Juniors (Argentina).

Os demais países que participam do torneio, e isso inclui Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, terão seletivas para definir seus representantes. Neste formato, quatro clubes de cada país disputam entre si por duas vagas.

Destes times confirmados, Boca Juniors, Athletico, Internacional, Racing, Corinthians e Defensa y Justicia fazem parte do pote um e serão cabeça de chave dos grupos. O Olimpia, do Paraguai, e o Universidad Católica-CHI, caso se classifiquem por meio da seletiva, também irão integrar o pote um.

Caso o Olimpia ou a Universidad de Chile não se classifiquem, o Cruzeiro passa a ocupar vaga no pote um. Se as duas equipes em questão forem eliminadas na seletiva, além do clube mineiro, o Lanús, da Argentina, também irá ingressar no pote um.

Diante destes cenários, é certo que o Fortaleza poderá dividir grupo com: Boca Juniors-ARG, Olimpia-PAR (caso avance na seletiva), Racing-ARG, Universidad Católica-CHI (caso avance na seletiva), Defensa y Justicia-ARG ou Lanús-ARG (caso Olimpia e Universidad Católica sejam eliminados na seletiva).

Vale ressaltar que clubes do mesmo país não podem participar da mesma chave. Ou seja, o Fortaleza não enfrentará times brasileiros na fase de grupos, e isso inclui também as equipes que foram eliminadas na terceira fase da pré-Libertadores, como Botafogo ou RB Bragantino.

Com informações de Thiago Minhoca, da Rádio O POVO CBN.