Com fim do Brasileirão, relembre as campanhas do Fortaleza nas cinco últimas edições
Equipe somou 54 pontos nesta edição e ficou em décimo lugar. É a quarta melhor posição no recorte, que vem desde 2019O Fortaleza se despediu do Brasileirão 2023 nesta quarta-feira, 6, após vitória por 2 a 1 contra o Santos-SP, fora de casa. Com o resultado, o clube finalizou o torneio somando 54 pontos, na décima colocação. Esta é a quarta melhor posição desde 2019, quando a equipe retornou para a elite do futebol brasileiro.
>>> Clique para seguir o novo canal do Esportes O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Tricolor do Pici conquistou o acesso à Série A em 2018, ano em que foi campeão da Segunda Divisão. Desde então, o Fortaleza se manteve na elite e obteve classificações para torneios internacionais. Em 2024, jogará a Copa Sul-Americana, competição na qual foi vice-campeão nesta temporada.
No ano do retorno, em 2019, o Leão ficou na nona colocação, com 53 pontos, três atrás do G8, que deu vaga na Copa Libertadores. A equipe foi comandada por Rogério Ceni, Zé Ricardo e, rodadas depois, por Ceni, que retornou após sua saída rumo ao Cruzeiro-MG.
Em 2020, os técnicos foram Ceni (que foi para o Flamengo-RJ), Marcelo Chamusca e Enderson Moreira. O Tricolor finalizou sua participação em 16º lugar, com 41 pontos. Foi a posição final mais próxima do rebaixamento neste recorte.
Em 2021, sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza obteve a melhor campanha de um nordestino na Série A por pontos corridos. A equipe ficou em quarto lugar, somando 58 pontos. Assim, conseguiu vaga direta na primeira Copa Libertadores de sua história.
No ano de 2022, o Tricolor viveu momentos de instabilidade sob o comando de Vojvoda e passou várias rodadas na lanterna do campeonato. Mesmo assim, se recuperou no segundo turno e terminou na 8ª posição, com 55 pontos e vaga garantida na fase preliminar da Libertadores.
Nesta edição de 2023, o Fortaleza passou boa parte da competição brigando por vaga no G6, mas se distanciou do grupo após uma sequência de partidas sem vencer. Assim, encerrou a Série A como décimo colocado, tendo 54 pontos.
Vagas na elite e na Sula
Depois de vencer o RB Bragantino-SP por 2 a 1, fora de casa, na 36ª rodada, o Fortaleza assegurou sua permanência na elite do futebol brasileiro. Com isso, o clube será o primeiro nordestino a participar de seis edições seguidas de Série A por pontos corridos.
Em adendo, o triunfo por 1 a 0 contra o Goiás-GO, na Arena Castelão, garantiu vaga do Leão na próxima Copa Sul-Americana. Neste ano, a equipe chegou à decisão do torneio, mas perdeu a taça para a LDU-EQU nos pênaltis.
Confira as campanhas do Fortaleza na Série A desde 2019:
2019: 53 pontos (9º)
2020: 41 pontos (16º)
2021: 58 pontos (4º)
2022: 55 pontos (8º)
2023: 54 pontos (10º)