Fortaleza vence Santos na Vila Belmiro e rebaixa o Peixe para a Série B

Em 2024, além de disputar a elite do Brasileirão pela 6ª vez na história — feito inédito para o Nordeste nos pontos corridos —, o Fortaleza representará o Nordeste na Copa Sul-Americana

23:37 | Dez. 06, 2023

Por: Lucas Silva
Fortaleza e Santos duelaram na Vila Belmiro pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 (foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC)

O Fortaleza venceu o Santos por 2 a 1 nesta quarta-feira, 6, na Vila Belmiro, em Santos (SP), e rebaixou o time santista para a Série B do Campeonato Brasileiro. Marinho, ex-atleta do Alvinegro Praiano, e Lucero marcaram para o Tricolor do Pici, enquanto Messias descontou para o Peixe.

Com a vitória, o Leão encerra a Série A na 10ª colocação, com 54 pontos. Foram 15 vitórias, nove empates e 14 derrotas em 38 partidas, com 45 gols marcados e 44 sofridos. O Santos, por sua vez, finalizou a competição na 17ª posição, com 43.

Em 2024, além de disputar a elite do Brasileirão pela 6ª vez na história — feito inédito para o Nordeste nos pontos corridos —, o Fortaleza representará o Nordeste na Copa Sul-Americana.

Santos 1 x 1 Fortaleza: o jogo

Santos e Fortaleza protagonzaram um duelo lá e cá na Vila Belmiro. A equipe santista necessitava da vitória para garantir a permanência na Série A em 2024 e logos aos 4 minutos teve a oportunidade de abrir o marcador com Marcos Leonardo, após Furch ganhar de Benevenuto e acionar o camisa 9, mas Titi salvou a finalização do atacante em cima da linha.

O Fortaleza deixava a posse de bola com o Santos para acionar os homens de frente em contra-ataque. Calebe e Pochettino eram os responsáveis por municiar Marinho, Guilherme e Lucero. Aos 38 minutos, a 'lei do ex' veio à tona na Vila Belmiro, com Marinho marcando ao aproveitar a desorganização defensiva santista oriunda de um escanteio. Antes, aos 16 e 32, Jean Lucas e Marcos Leonardo haviam desperdiçado oportunidades de abrir o marcador.

Em desvantagem no placar, o técnico Marcelo Fernandes colocou Lucas Lima e Nonato para dar maior mobilidade ao meio-campo do Santos, visando uma melhor conectividade entre os setores de defesa e ataque. Porém, foi o Fortaleza quem quase ampliou o marcador com Lucero, aos 45 minutos, após o centroavante receber cruzamento de Marinho e cabecear firme, mas João Paulo defendeu.

Nos acréscimos, Furch teve a oportunidade de igualar o placar após cobrança de escanteio de Soteldo, mas parou em João Ricardo. No rebote, Marcos Leonardo não conseguiu completar em gol.

A equipe santista voltou para a etapa decisiva pressionando o Fortaleza, mas encontrava dificuldade de chegar a área de João Ricardo. Aos 12 minutos, em cobrança de escanteio, Messias empatou para o Santos na Vila Belmiro.

O empate trouxe o Santos para o campo ofensivo em busca de virar a partida contra o Fortaleza. A equipe de Marcelo Fernandes, no entanto, seguiu esbarrando na falta de criatividade. Soteldo, pelo lado esquerdo, buscava ser a válvula de escape ofensiva do time paulista, mas não conseguia municiar Marcos Leonardo.

Nos acréscimos, Lucero marcou o gol da vitória e, consequentemente, do rebaixamento do Santos à Série B.

Santos x Fortaleza | Ficha Técnica

Santos
4-3-3: João Paulo; Lucas Braga, João Basso (Jair Paula), Messias e Dodô (Lucas Lima); Gabriel Inocêncio, Tomás Rincón (Nonato) e Jean Lucas (Maxi Silvera); Soteldo, Furch (Weslley Patati) e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes.

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Calebe (Yago Pikachu) e Tomás Pochettino (Lucas Sasha); Marinho (Pedro Augusto), Guilherme (Imanol Machuca) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 06/12/2023 (quarta-feira)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Michael Stanislau (RS)
Quarto Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Árbitro de Vídeo (VAR): Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-FIFA-RN)
Gols: Marinho (38'1°T), Messias (12'2°T) e Lucero (50'2°T)
Cartões amarelos: Dodô e Gabriel Inocêncio (Santos) | Tomás Pochettino, Zé Welison e Yago Pikachu (Fortaleza)
Cartões vermelhos: N/A