Fortaleza vence Bragantino, encerra jejum de vitórias e garante permanência na Série A
Pikachu e Calebe marcaram para o Fortaleza, enquanto Eduardo Sasha descontou para o BragaBull, em duelo no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada da Série AO Fortaleza venceu o RB Bragantino por 2 a 1 nesta quinta-feira, 30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com gols de Yago Pikachu e Calebe. Eduardo Sasha descontou para o Massa Bruta.
Com o resultado, a equipe de Juan Pablo Vojvoda garantiu a permanência no Brasileirão em 2024 e, de quebra, encerrou o jejum de 10 partidas sem vitórias na temporada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
RB Bragantino 1 x 2 Fortaleza: o jogo
A equipe de Bragança Paulista dominou os 10 minutos iniciais, chegando a registrar 78% de posse de bola, controlando as ações e o ímpeto leonino, buscando envolver o adversário a partir de toques curtos. O time de Pedro Caixinha concentrava o ataque no lado direito, com Hurtado e Helinho, principalmente, mas não conseguiu criar chances claras.
A equipe de Vojvoda, postado para contra-atacar o Bragantino, aproveitou o erro na saída de bola com Calebe, que acionou Yago Pikachu na direita. O camisa 22 dominou e finalizou para abrir o marcador para o Leão do Pici aos 13 minutos.
A resposta do Massa Bruta veio de imediato: aos 15, Eduardo Sasha arriscou de fora da área, mas parou em João Ricardo. Com a desvantagem no placar, o time paulista procurava ser mais criativo, mas esbarrava no encaixe de marcação executado pelo Fortaleza. Sendo assim, o Bragantino ficava refém de bolas alçadas na área, como aconteceu aos 32, com Juninho Capixaba recebendo de Helinho e finalizando para a defesa do arqueiro leonino. Além disso, Eric Ramires tentou finalizações de média-longa distância, mas mandou por cima da meta adversária.
O Fortaleza conseguiu ampliar o marcador aos 23 com Calebe. O camisa 27 recebeu de Galhardo e com um toque saiu em vantagem com Lucas Cunha. Cara a cara com Cleiton, acertou o canto do goleiro e deixou o Tricolor em situação tranquila na partida.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 48, um lance de sorte recolocou o Bragantino na partida: Eric Ramires recebeu de Henry Mosquera, finalizou rasteiro e Eduardo Sasha desviou para diminuir o marcador.
Na etapa decisiva, o Fortaleza buscava administrar o resultado, enquanto o Massa Bruta mantinha a postura de encurralar o adversário no campo de defesa. A equipe paulista teve a chance de empatar aos 17 minutos, em finalização de Matheus Gonçalves, que acertou o travessão de João Ricardo. No rebote, Thiago Borbas finalizou cara a cara e o arqueiro leonino defendeu.
Aos 24 minutos, o time cearense teve a oportunidade de marcar o terceiro com o Pedro Augusto. O volante roubou a bola, saiu cara a cara com Cleiton, mas finalizou para fora.
Quatro minutos depois, Pedro Augusto voltou a ser protagonista da partida, mas dessa vez na expulsão de Eric Ramires, após o camisa 7 do BragaBull pisar no volante leonino. Aos 32, Alerrandro agrediu Brítez com um pontapé e também recebeu o vermelho após análise no VAR.
A vantagem numérica em campo deu ainda mais tranquilidade para o Fortaleza administrar o resultado e encerrar o jejum de vitórias na Série A. O time cearense volta a campo no domingo, 3, às 18h30min (de Brasília), contra o Goiás. A partida será disputada na Arena Castelão.
RB Bragantino x Fortaleza | Ficha Técnica
RB Bragantino
4-3-3: Cleiton; Andrés Hurtado (Sorriso), Realpe, Lucas Cunha (Gustavinho) e Juninho Capixaba; Jadsom, Eric Ramires e Eduardo Sasha (Alerrandro); Helinho (Matheus Gonçavels), Henry Mosquera (Vitinho) e Thiago Borbas. Técnico: Pedro Caixinha.
Fortaleza
4-3-3: João Ricardo (Fernando Miguel); Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Escobar); Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison e Calebe (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Guilherme e Thiago Galhardo (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojovda.
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 30/11/2023 (quinta-feira)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Rafael Trombeta (PR)
Quarto Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Árbitro de Vídeo (VAR): Wagner Reway (VAR-FIFA-PB)
Gols: Yago Pikachu (13'1°T), Calebe (23'1°T) e Eduardo Sasha (48'1°T)
Cartões amarelos: Juninho Capixaba (RB Bragantino) | Zé Welison, João Ricardo e Yago Pikachu (Fortaleza)
Cartões vermelhos: Eric Ramires e Alerrandro (RB Bragantino)