Fortaleza cede empate ao Botafogo e chega a oito jogos seguidos sem vitória na Série A

Yago Pikachu e Guilherme marcaram para o Leão do Pici, enquanto Brítez (contra) e Danilo Barbosa igualaram para o Fogão

20:59 | Nov. 23, 2023

Por: Lucas Silva
Marlon Freitas e Calebe disputam lance no jogo Fortaleza x Botafogo, no Castelão, pela Série A 2023 (foto: AURÉLIO ALVES)

Fortaleza e Botafogo empataram por 2 a 2 nesta quinta-feira, 23, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), em duelo atrasado da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Yago Pikachu e Guilherme marcaram para o Leão do Pici, enquanto Brítez (contra) e Danilo Barbosa igualaram para o Fogão.

Com o empate, o Leão do Pici amplia a sequência sem vitórias na Série A para oito jogos. O último triunfo aconteceu no dia 8 de outubro, contra o América-MG. Desde então, foram dois empates e seis derrotas. O time de Juan Pablo Vojvoda ocupa a 11ª colocação, com 44 pontos.

A equipe cearense volta a campo no domingo (26), às 18h30min (de Brasília), contra o Palmeiras, em duelo pela 35ª rodada. O confronto será realizado na Arena Castelão.

Fortaleza 2 x 2 Botafogo: o jogo

Botafogo tinha fluidez, trocava passes curtos e de primeira, até o Fortaleza conseguir encaixotar o time de Tiago Nunes, gerando dificuldade para progressão do visitante no campo. Com isso, a equipe carioca buscava chegar à área do Tricolor do Pici com bolas longas oriundas da defesa.

O Fortaleza, por sua vez, estava armado para contra-atacar. Pikachu, Guilherme e Calebe davam a velocidade necessária para a transição dos cearenses, com o camisa 27 sendo protagonista na etapa inicial, com duas assistências para Pikachu, aos 8 minutos, e Guilherme, aos 41, em lances parecidíssimos: aproveitando as costas da marcação do Botafogo em cruzamento na área.

O Glorioso criou apenas uma oportunidade de gol na partida, aos 30 minutos, após Eduardo cobrar falta e Adryelson, praticamente de barriga, acertar a trave de João Ricardo. No rebote, o zagueiro tentou a definição caído, mas o arqueiro do Leão defendeu. Antes, porém, o Botafogo conseguiu balançar as redes aproveitando da infelicidade do zagueiro Emanuel Brítez, que, aos 20 minutos, após cabeceio de Tiquinho, completou contra a própria meta.

Na etapa decisiva, o Botafogo tentava encurralar o Fortaleza, mas encontrava dificuldade para criar oportunidades. A primeira finalização veio aos 15 minutos, com Diego Costa recebendo de Gabriel Pires, aproveitando o vacilo da defesa leonina, mas mandando sobre o gol de João Ricardo.

A postura do Fortaleza permanecia a mesma dos 45 minutos iniciais. Sem a bola e com a vantagem no placar, o time de Vojvoda exercia uma pressão agressiva para roubar e acelerar a partida.

Aos 34 minutos, após cobrança de escanteio de Eduardo, Danilo Barbosa cabeceou firme, João Ricardo ainda resvalou, mas a bola estufou a rede.

O empate deixou novamente a partida aberta, com o Fortaleza se lançando ao ataque para tentar encerrar o jejum de vitórias na Série A, mas não teve êxito. Nos acréscimos, aos 48, Yago Pikachu teve a chance da partida, ao receber na área, mas finalizou errado.

O Botafogo, por sua vez, tentava a progressão, mas esbarrava na falta de criatividade do meio-campo, que não conseguia fazer a conexão com o setor ofensivo.

Ficha Técnica | Fortaleza x Botafogo

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco (Gonzalo Escobar); Zé Welison, Caio Alexandre (Lucas Sasha) e Calebe (Tomás Pochettino); Yago Pikachu, Guilherme (Marinho) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Botafogo
4-3-3: Lucas Perri; Di Plácido (Gabriel Pires), Adryelson (Danilo Barbosa), Víctor Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Luís Henrique), Victor Sá e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Tiago Nunes.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 23/11/2023
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto Árbitro: Luiz Cesar de Oliveira Magalhaes (CE)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA-PR)
Gols: Yago Pikachu (8'1°T) e Guilherme (41'1°T) | Emanuel Brítez (20'1°T)
Cartões amarelos: Bruno Pacheco (Fortaleza) | Júnior Santos, Hugo, Diego Costa e Tchê Tchê (Botafogo)
Cartões vermelhos: N/A