Em jejum de vitórias, Fortaleza e Botafogo miram reabilitação em duelo pela Série A

A partida acontece nesta quinta-feira, 23, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

19:27 | Nov. 22, 2023

Por: Mateus Moura
Partida entre Botafogo e Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023 (foto: Felipe Cruz / Fortaleza EC)

Vivendo sua pior fase na temporada e envolto de pressão, é assim que o Fortaleza encara o Botafogo nesta quinta-feira, 23, às 19 horas, na Arena Castelão, em duelo atrasado da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há sete jogos no torneio nacional, o Leão do Pici tentará a reabilitação contra o time carioca, que embora esteja na luta pelo título, também passa por um momento ruim.

Ao todo, o Tricolor totaliza seis derrotas e um empate neste recorte negativo que a equipe protagoniza no Brasileirão. Isso significa que, dos 21 pontos possíveis, o Leão conquistou apenas um, ou seja, 4% de aproveitamento. Diante do jejum de vitórias, um grupo de torcedores compareceu ao Pici para fazer uma cobrança pacífica aos jogadores, comissão técnica e diretoria do Fortaleza.

+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube

O declínio de resultados — e desempenho — na reta final da competição ligou o alerta do Fortaleza na tabela. Na 12ª colocação, com 43 pontos, o Leão precisa voltar a vencer para afastar qualquer ameaça do pelotão de clubes que figuram em posições inferiores. O principal objetivo do time comandado por Vojvoda no momento, além de zerar as chances de rebaixamento, é confirmar vaga na Sul-Americana, que vai até o 14º lugar.

“Será um jogo muito psicológico, são dois times que necessitam ganhar. Mas eles não estão mais necessitados que nós, porque estamos em nossa casa, com nossa torcida. Amanhã é um dia para voltar a ganhar sim ou sim. Temos que entrar muito concentrados. É um jogo de detalhes. [...] Nossa briga é por uma classificação em uma copa internacional, sabemos que estamos longe da Libertadores, mas a Sul-Americana está perto”, disse Lucero em entrevista pré-jogo.

Adversário do time cearense, o Botafogo também enfrenta pressão pela vitória. O Fogão, que liderou o torneio por 31 rodadas, não vence há seis jogos consecutivos e viu o Palmeiras assumir a primeira colocação do certame. Um triunfo diante do Fortaleza no Gigante da Boa Vista, entretanto, coloca o clube carioca novamente no topo.

A partida representará a estreia de Tiago Nunes no comando técnico do Botafogo. O treinador conhece bem o Tricolor do Pici por já o ter enfrentado em outras situações. A mais recente ocorreu pelo Nordestão de 2022, quando estava no Ceará. Ao todo, o profissional brasileiro duelou em três ocasiões com Vojvoda e nunca perdeu — foram dois empates e uma vitória.

Para o confronto, Vojvoda contará com praticamente todo plantel. A exceção é Zanocelo, lesionado, e Hércules, que já figura no departamento médico há meses. O zagueiro Tobias Figueiredo esteve em transição física durante a semana e é dúvida. A presença do lateral Escobar, com quadro viral, também é incerta.

Pelo lado do Botafogo, Tiago Nunes deve ter o importante retorno de Tiquinho Soares, vice-artilheiro da Série A com 16 gols. O jogador havia se ausentado do time durante o primeiro tempo do empate diante do RB Bragantino ao sentir dores no tornozelo direito, mas voltou a fazer atividades com bola durante esta semana.

Fortaleza x Botafogo

Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Calebe; Marinho, Lucero e Machuca (Guilherme). Téc: Vojvoda

Botafogo
4-2-3-1: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê; Júnior Santos, Eduardo, Victor Sá; Tiquinho Soares (Diego Costa). Téc: Tiago Nunes

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: quinta-feira, 23
Horário: 19 horas
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA)/SC
Assistentes: Kléber Lúcio Gil/SC e Thiaggo Americano Labes/SC
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA)/PR
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO, Facebook O POVO e Premiere