Em jejum de vitórias, Fortaleza e Botafogo miram reabilitação em duelo pela Série A
A partida acontece nesta quinta-feira, 23, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
19:27 | Nov. 22, 2023
Vivendo sua pior fase na temporada e envolto de pressão, é assim que o Fortaleza encara o Botafogo nesta quinta-feira, 23, às 19 horas, na Arena Castelão, em duelo atrasado da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há sete jogos no torneio nacional, o Leão do Pici tentará a reabilitação contra o time carioca, que embora esteja na luta pelo título, também passa por um momento ruim.
Ao todo, o Tricolor totaliza seis derrotas e um empate neste recorte negativo que a equipe protagoniza no Brasileirão. Isso significa que, dos 21 pontos possíveis, o Leão conquistou apenas um, ou seja, 4% de aproveitamento. Diante do jejum de vitórias, um grupo de torcedores compareceu ao Pici para fazer uma cobrança pacífica aos jogadores, comissão técnica e diretoria do Fortaleza.
+ Confira mais notícias do Fortaleza Esporte Clube
O declínio de resultados — e desempenho — na reta final da competição ligou o alerta do Fortaleza na tabela. Na 12ª colocação, com 43 pontos, o Leão precisa voltar a vencer para afastar qualquer ameaça do pelotão de clubes que figuram em posições inferiores. O principal objetivo do time comandado por Vojvoda no momento, além de zerar as chances de rebaixamento, é confirmar vaga na Sul-Americana, que vai até o 14º lugar.
Leia mais
“Será um jogo muito psicológico, são dois times que necessitam ganhar. Mas eles não estão mais necessitados que nós, porque estamos em nossa casa, com nossa torcida. Amanhã é um dia para voltar a ganhar sim ou sim. Temos que entrar muito concentrados. É um jogo de detalhes. [...] Nossa briga é por uma classificação em uma copa internacional, sabemos que estamos longe da Libertadores, mas a Sul-Americana está perto”, disse Lucero em entrevista pré-jogo.
Adversário do time cearense, o Botafogo também enfrenta pressão pela vitória. O Fogão, que liderou o torneio por 31 rodadas, não vence há seis jogos consecutivos e viu o Palmeiras assumir a primeira colocação do certame. Um triunfo diante do Fortaleza no Gigante da Boa Vista, entretanto, coloca o clube carioca novamente no topo.
A partida representará a estreia de Tiago Nunes no comando técnico do Botafogo. O treinador conhece bem o Tricolor do Pici por já o ter enfrentado em outras situações. A mais recente ocorreu pelo Nordestão de 2022, quando estava no Ceará. Ao todo, o profissional brasileiro duelou em três ocasiões com Vojvoda e nunca perdeu — foram dois empates e uma vitória.
Para o confronto, Vojvoda contará com praticamente todo plantel. A exceção é Zanocelo, lesionado, e Hércules, que já figura no departamento médico há meses. O zagueiro Tobias Figueiredo esteve em transição física durante a semana e é dúvida. A presença do lateral Escobar, com quadro viral, também é incerta.
Pelo lado do Botafogo, Tiago Nunes deve ter o importante retorno de Tiquinho Soares, vice-artilheiro da Série A com 16 gols. O jogador havia se ausentado do time durante o primeiro tempo do empate diante do RB Bragantino ao sentir dores no tornozelo direito, mas voltou a fazer atividades com bola durante esta semana.
Fortaleza x Botafogo
Fortaleza
4-3-3: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Calebe; Marinho, Lucero e Machuca (Guilherme). Téc: Vojvoda
Botafogo
4-2-3-1: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê; Júnior Santos, Eduardo, Victor Sá; Tiquinho Soares (Diego Costa). Téc: Tiago Nunes
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: quinta-feira, 23
Horário: 19 horas
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA)/SC
Assistentes: Kléber Lúcio Gil/SC e Thiaggo Americano Labes/SC
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA)/PR
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO, Facebook O POVO e Premiere