Em baixa no México, Moisés desperta interesse de Fortaleza, Fluminense e Grêmio para 2024
O atacante foi comprado pelo Cruz Azul por 24,5 milhões de reais e chegou sob grande expectativa no futebol mexicano, mas não conseguiu ter o rendimento esperado e perdeu espaço no time titularMaior venda da história do futebol nordestino, o atacante Moisés, ex-Fortaleza, não vive boa fase no Cruz Azul-MEX e despertou o interesse de clubes brasileiros para a temporada de 2024, como Fluminense, Grêmio e o próprio Tricolor do Pici. O jogador deixou o Leão no fim de maio deste ano como um dos principais destaques do time, mas não conseguiu se firmar no clube mexicano.
Para tirar Moisés do Fortaleza, o Cruz Azul-MEX investiu R$ 24,5 milhões e firmou um longo contrato com o atleta, que vai até o final de 2026. Desta forma, o clube mexicano trabalha com dois moldes de negociação para liberá-lo: venda direta ou empréstimo com opção de compra. O salário do jogador é de cerca de 435 mil reais e terá de ser arcado integralmente pelo clube que contratá-lo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Fluminense, atual campeão da Copa Libertadores, figura como um dos principais interessados em Moisés. O Grêmio e o Fortaleza, pelo qual tem forte identificação com o clube e torcida, também vêem com bons olhos a contratação do atleta. A informação foi dada inicialmente por Caio Blois, do Trivela, e confirmada pelo Esportes O POVO.
Leia mais
Pelo Cruz Azul, Moisés atuou em 19 jogos, marcou dois gols e deu uma assistência. Nas últimas oito partidas que disputou pela equipe, em seis o atacante iniciou no banco de reservas, sendo utilizado apenas no segundo tempo. A título de comparação, com os mesmos 19 confrontos que participou pelo Fortaleza em 2023 antes de sair, o atleta anotou cinco tentos e deu duas assistências.
O Esportes O POVO entrou em contato com o staff de Moisés, que disse não ter recebido procura oficial de clubes brasileiros até então. O atacante passa férias no Brasil e retorna ao México no dia 30 de novembro, onde se reapresenta no Cruz Azul.
O time mexicano, inclusive, passa por uma reformulação interna de troca de treinador e diretor de futebol. Diante deste cenário, os representantes de Moisés avaliam que é preciso, antes de abrir negociações com outros clubes, entender se o novo comandante da equipe terá intenção de utilizá-lo.
Fortaleza tem tido problemas pelo lado esquerdo do ataque
Driblador, velocista e com grande capacidade para quebrar linhas defensivas, Moisés deixou uma lacuna no Fortaleza após sua saída, sobretudo pela falta de jogadores com características semelhantes. Pelo lado esquerdo, zona onde o atacante atuava, Guilherme e Machuca — este contratado por cifras milionárias para repor a saída do ex-camisa 21 do Leão — não conseguiram ter grande consistência.
Dentre os dois, Guilherme foi quem conseguiu ter os melhores recortes de momento, sobretudo na campanha da Copa Sul-Americana, onde teve desempenho de destaque em fases decisivas do mata-mata. Machuca, apesar do alto investimento, ainda não conseguiu se firmar entre os 11 principais e tem oscilado. A dupla costuma revezar na equipe titular de Vojvoda.
Já Moisés, pelo Fortaleza, teve grande destaque em 2022, temporada que chegou ao Pici. Naquele ano, participou de 66 jogos e marcou 16 gols, além de sete assistências, o melhor desempenho da carreira.