Fortaleza encara líderes do Brasileirão precisando espantar a má fase

A oito jogos sem saber o que é vencer, o Fortaleza encara nos próximos dias Botafogo, Palmeiras e RB Bragantino, equipes de olho no título da Série A do Campeonato Brasileiro

18:36 | Nov. 19, 2023

Por: Wanderson Trindade
A oito jogos sem saber o que é vencer, o Fortaleza encara nos próximos dias Botafogo, Palmeiras e RB Bragantino, equipes de olho no título da Série A do Campeonato Brasileiro (foto: Fernanda Barros / O POVO)

O Fortaleza tem atravessado um momento turbulento nesta reta final de temporada de 2023. Após bater na trave na Copa Sul-Americana, o Leão passou a acumular uma sequência negativa sem vitórias pela Série A do Campeonato Brasileiro, além de um desequilíbrio em sua defesa e em seu ataque. Para complicar ainda mais a situação da equipe, porém, três dos próximos cinco adversários do Tricolor estão na briga direta pelo título do Brasileirão.

Durante a coletiva de imprensa realizada na noite de sábado, 18 de novembro, após a derrota do Fortaleza por 1 a 0 para o Cruzeiro na Arena Castelão, o técnico Juan Pablo Vojvoda lamentou e reconheceu a má fase vivida pela equipe. Com o Leão amargando uma sequência de oito partidas sem vencer, entre o Brasileirão e a Sula, o argentino tem tentado encontrar respostas para o baixo desempenho de seus comandados.

“É um momento complicado. Tivemos uma série de partidas que não pudemos encaixar uma vitória. Acho que hoje (sábado) o time mereceu um pouco mais, mas a realidade é que não conseguimos os três pontos e temos que tratar de fazer isso. Não sei se essa explicação está no cansaço ou na quantidade de jogos”, comentou aos jornalistas.

Na 12ª colocação do campeonato nacional, com 43 pontos, o Tricolor do Pici ainda tem cinco jogos até o fim da competição. A grande questão, no entanto, é que dentre seus cinco adversários ainda pendentes, três deles lutam na parte de cima pelo título de campeão.

Na quinta-feira, 23, o Leão encara o primeiro deles: o vice-líder Botafogo, que pode reassumir a ponta da tabela caso conquiste os três pontos diante do Fortaleza. Dias depois, no domingo, 26, será a vez de pegar o Palmeiras, o atual líder da competição.

Após os embates com as duas melhores equipes do campeonato, com ambas as partidas realizadas na Arena Castelão, o Fortaleza viaja para São Paulo onde enfrenta o RB Bragantino, quarto colocado e ainda de olho no troféu. A partida acontecerá no estádio Nabi Abi Chedid, em 30 de novembro.

Fiel da balança na parte de cima da competição, o Tricolor pegará também Santos e Goiás nas duas últimas rodadas, os quais ainda podem estar na briga para fugir do rebaixamento. Vale lembrar que em meio a tudo isso, a equipe de Vojvoda precisa garantir sua classificação para a Copa Sul-Americana de 2024.

“É uma sequência muito complicada, pesada, que teremos que enfrentar jogo a jogo. Estamos todos com muita ansiedade, desde os torcedores aos jogadores, comissão técnica e diretoria. Queremos conseguir esses pontos, não está dando certo. Mas é o momento de ter calma para continuar trabalhando e acreditando neste time”, pontua o treinador tricolor.

De volta aos trabalhos nesta segunda-feira, 20, o comandante argentino contará com força máxima para enfrentar o Botafogo, na quinta. A partida acontece a partir das 19 horas com transmissão ao vivo da Rádio O POVO CBN.